Influência da dor na energia e vigor

Além disso, a pesquisa apontou como as dores influenciam na energia e vigor dos respondentes. Para cada grau a mais de dor nos pés, a energia cai em 0,73 pontos para homens e mulheres, considerando uma escala de 0 a 10.

 
Três imagens, a primeira é um gráfico com a relação da redução de energia e vigor com as dores nos pés, a segunda é uma tabela com a relação do nível de energia e as dores nos pés, por gênero, e a terceira são dois pés sendo massageados.
 

Influência da dor na vida social e nos níveis de depressão

Ainda relacionado às dores, podem-se avaliar dois fatores importantes: atividade social (como sair com os amigos, ir ao cinema, ao teatro, etc.) e aumento dos níveis de tristeza ou depressão.

A atividade social cai 0,63 pontos para homens e 0,67, para mulheres, para cada nível maior de dor.

 
Duas imagens, a primeira é um gráfico com a relação entre a atividade social e as dores nos pés e a outra é uma tabela com a mesma relação
 

Há semelhança do comportamento da regressão quando estudado o nível de tristeza e depressão em função de dores nos pés. Para cada grau de evolução da dor, há 0,72 pontos de aumento de tristeza ou depressão para mulheres e 0,67, para homens.

 
Gráfico com a relação entre dores nos pés e depressão.
 

Clique nos links abaixo para saber mais detalhes sobre a pesquisa “Saúde e qualidade de vida: A relação com os pés, tornozelos e joelhos”.

Características da amostra

Saúde e atividade física

Longevidade desejada

Dores nos pés, tornozelos e joelhos

Impacto das dores no cotidiano

Como as dores são tratadas

Características dos pés

Doenças crônicas