Disque 4003-8033   ou

Influência das dores na percepção de saúde e longevidade desejada

A influência das dores nos pés na qualidade de vida das pessoas pode ser ainda maior. É possível inferir da pesquisa relações interessantes sobre a percepção de saúde e longevidade desejada, ainda relacionando com níveis de dores nos pés.

Prioritariamente, quando observada a percepção de saúde por estudo da regressão, é alta a correlação com dores (alto R²). Mulheres e homens acusam redução do nível de saúde em 0,2 pontos para cada grau aumentado no nível de dores nos pés.

 
Gráfico com a relação entre a percepção de saúde e as dores nos pés.
 

Comportamento semelhante é observado quando analisada a relação entre dores em tornozelos e joelhos.

 
Dois gráficos, o primeiro relacionando a percepção de saúde com as dores nos tornozelos e o outro com as dores nos joelhos.
 

Com relação a longevidade desejada, os respondentes apontaram redução em, aproximadamente, 0,3 anos para cada nível de dor nos pés a mais.

 
Gráfico com a relação entre a longevidade desejada e as dores nos pés.
 

É possível entender, com base em todas as observações feitas acima, como dores nos pés, tornozelos e joelhos impactam no cotidiano das pessoas. Há reflexo na prática de atividades físicas e no comportamento social de cada indivíduo.

Este impacto é ainda de maior relevo quando se observa redução na percepção da saúde e, consequentemente, na longevidade esperada por cada indivíduo.

 
Duas fotografias, a primeira é uma mulher com dores nos dedos do pé direito e a outra um homem com dores no joelho.
 

Clique nos links abaixo para saber mais detalhes sobre a pesquisa “Saúde e qualidade de vida: A relação com os pés, tornozelos e joelhos”.

Características da amostra

Saúde e atividade física

Longevidade desejada

Dores nos pés, tornozelos e joelhos

Impacto das dores no cotidiano

Como as dores são tratadas

Características dos pés

Doenças crônicas