Alterações nas unhas

4 de novembro de 2015

Fique atento as alterações nas unhas

As unhas são estruturas compostas por queratina (substância que também está presente em nossa pele e pelos em geral, inclusive nos cabelos). Apesar de possuir um forte apelo estético, especialmente para as mulheres, que gostam de ver as unhas sempre esmaltadas com a cor da moda, essa parte do corpo possui uma função muito importante: proteger as extremidades dos dedos de traumas e impactos.

Porém, o que muita gente não sabe, é que o aspecto das unhas pode nos dizer bastante sobre a situação de nossa saúde. Dessa forma, devemos reservar uma atenção especial a essas estruturas e observar diariamente se ocorreu alguma alteração em seu formato, coloração e textura. Quaisquer mudanças repentinas podem ser indícios de que haja algo de errado com o organismo.

Unhas saudáveis

1. Unhas saudáveis

Unhas saudáveis devem ser brilhantes, lisas, sem irregularidades e fortes, mas relativamente flexíveis. Existem diversos tipos de alterações que podem acontecer nas unhas, indicando algum problema. Algumas das mais frequentes são:

• Unhas ressecadas / quebradiças:

Unhas fracas e com aspecto ressacado, podem indicar anemia ou hipotireoidismo (quando a glândula tireoide não consegue suprir as necessidades hormonais do organismo). Além disso, também podem indicar carência de determinadas vitaminas e nutrientes no organismo (como ferro e zinco, que são essenciais para a saúde das unhas);

Unhas amareladas:

Além de poderem estar relacionadas ao uso contínuo de esmaltes, unhas amareladas podem indicar problemas como micoses, diabetes e, até mesmo, doenças hepáticas (doenças que afetam o fígado). Principalmente se essa mudança na coloração das unhas vier acompanhada de outros sintomas, o ideal é procurar orientação médica, para que uma avaliação completa de sua saúde seja feita e o tratamento apropriado seja indicado.

Manchas esbranquiçadas:

Na grande maioria dos casos, essas manchas aparecem após algum pequeno trauma na unha, como uma pancada. Contudo, esse tipo de alteração também pode ocorrer devido à carência de proteínas no organismo ou pelo contato com alguns produtos químicos. Além disso, manchas brancas podem ser sinal de micose. Vale ressaltar que, para combater esse tipo de infestação fúngica, indica-se utilizar calçados abertos, que permitam que as unhas “respirem”.