Bursite retrocalcânea

 em Dor nos pés, Geral, Patologias, Saúde

Dores na região do calcanhar são extremamente comuns, afinal, essa importante estrutura recebe todos os dias uma enorme quantidade de carga, o que a torna suscetível a uma série de problemas. Um desses problemas é a bursite retrocalcânea. Você já ouviu falar nela?

Bursas são pequenas “bolsas” cheias de líquido, que agem como amortecedores, aliviando o atrito entre os ossos, tendões e músculos, e dessa forma protegem nosso corpo contra possíveis danos. O processo inflamatório de uma bursa é chamado de bursite.

A bursa retrocalcânea, por sua vez, está localizada entre o calcanhar e o tendão calcâneo (popular tendão de Aquiles), e devido ao excesso de carga ou a traumas repetitivos no calcanhar, essa bursa pode inflamar, desencadeando uma condição conhecida como “bursite retrocalcânea”.

Sinais e Sintomas

Alguns dos sintomas mais frequentes desse tipo de bursite são: vermelhidão, inchaço, calos, dores na parte posterior do pé e sensibilidade local.

Causas

Conforme citado anteriormente, as causas da bursite retrocalcânea geralmente estão ligadas intimamente à sobrecarga e aos traumas sofridos na parte posterior dos pés. Portanto, alguns dos principais fatores que podem contribuir para esse tipo de situação são os seguintes:

• Desalinhamentos na pisada;
• Uso contínuo de salto alto, pois eles podem alterar significativamente a distribuição das pressões nos pés e provocar uma sobrecarga na região do calcanhar;
• Aumento de atrito entre a parte posterior do calcanhar e o calçado;
• Prática de atividades físicas de alto impacto, como a corrida;
• Outras condições, como a tendinite do calcâneo, a gota (tipo comum de artrite) e a deformidade de Haglund, são fatores de risco e também podem estar associadas ao surgimento da bursite retrocalcânea.

Tratamento

O tratamento da bursite retrocalcânea deve ser prioritariamente conservador e envolve alguns cuidados simples, em sua maioria. Uma das medidas mais importantes é sempre procurar utilizar calçados adequados, aliados ao uso de palmilhas sob medida, que oferecem suporte apropriado aos pés e corrigem possíveis desalinhamentos que tenham relação com a bursite no calcanhar.

Outra dica interessante é aplicar gelo por até 20 minutos no local da inflamação, o que promove um alívio temporário da dor. Fisioterapia também costuma apresentar bons resultados, e pode-se fazer uso de anti-inflamatórios mediante prescrição médica.

A maioria dos pacientes responde bem a esse tipo de tratamento, mas em casos mais complicados, onde o procedimento conservador não apresenta resultados satisfatórios, existe a opção da cirurgia. Nela, são extraídas partes da lesão na bursa ou da proeminência óssea do calcâneo (no caso da deformidade de Haglund).

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita