Canelite: causa e tratamento

15 de dezembro de 2010

Canelite ou síndrome do estresse tibial medial (SSTM) é definida como uma condição que produz dor medial na perna devido a exercício de corrida ou marcha repetitiva. O termo “canelite” descreve apenas o quadro de dor na perna desencadeada pelo exercício sem, entretanto, especificar a causa.

blog 20101215 causas e tratamento para a canelite 1

Causa da canelite

A pronação dos pés, o uso de calçado inadequado e os erros no treinamento são alguns fatores que podem desencadear o quadro. A canelite apresenta dor difusa ao longo da borda medial da tíbia que, geralmente, melhora com o aquecimento.

Eventualmente, a dor pode surgir tardiamente. À medida que há persistência no exercício, a dor se torna mais aguda, persistente, podendo surgir durante o movimento (caminhar) e o repouso.

 

Tratamento e prevenção da canelite

A melhor maneira de evitar dores nas canelas é alongar e fortalecer os músculos das pernas, usar calçado com boa absorção de impacto e evitar correr em superfícies duras. Palmilhas Ortopédicas que oferecem suporte para o arco longitudinal medial também são importantes. E evite a atividade esportiva durante o tratamento.

Se o problema persistir, consulte seu médico.

 

Quer saber mais sobre canelite? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!