Como evitar bolhas nos pés

24 de junho de 2015

Você sabe como evitar bolhas nos pés?

Não existe nada pior do que chegar em casa, depois de uma boa corrida, tirar o tênis e ver o pé cheio de bolhas, não é mesmo? Você sabia que esse problema é causado pelo uso incorreto e atrito com os calçados e podem infeccionar, quando não tratados corretamente? Confira abaixo algumas dicas para acabar de vez com essa bolinha desagradável!

 

Bolhas 1

1. Bolhas

 

A pele é um órgão muito sensível e está sujeita diariamente a pressões, principalmente nos pés. Quando sofre algum tipo de atrito contínuo, a camada mais externa da pele (conhecida como epiderme) se descola da segunda camada (a derme) e há um acúmulo de líquido na região, as conhecidas bolhas.

Por mais simples que possam parecer, as bolhas são muito incômodas e podem atingir qualquer pessoa, independente do sexo ou da prática ativa de exercícios físicos, gerando dores, principalmente quando infeccionam. Por essa razão, é importante tomar alguns cuidados no seu tratamento.

 

O que pode causar bolhas

Por serem fruto do aumento do atrito da pele, alguns fatores podem contribuir para o aparecimento das bolhas, como por exemplo:

– Calçados inadequados:

As mulheres devem ter cuidado na escolha de sapatilhas ou sapatos com salto alto. Esses tipos de calçado contribuem para o aumento da pressão em algumas regiões do e aumentam as chances de desenvolvimento de bolhas.

2. Calçados inadequados

2. Calçados inadequados

 

Alterações na pisada:

A forma em que o pé realiza a pisada também pode causar a sobrecarga no pé. Pessoas com a pisada pronada fazem maior força na parte de dentro do pé, enquanto as que possuem a pisada supinada pressionam o lado de fora.

3. Tipos de pisada

3. Tipos de pisada

 

– Pé cavo:

Causa maior pressão no calcanhar e nos metatarsos, devido à falta de apoio no meio do pé, e podem levar ao surgimento das bolhas.

Blog 10 - Bolhas4

4. Pé cavo

 

– Joanete:

Essa patologia faz com que uma proeminência óssea se forme na base do dedão, aumentando a pressão dessa área com a lateral do calçado e aumentando as chances de desenvolvimento de bolhas.

5. Joanete

5. Joanete

Dicas para evitar bolhas

Para evitar as bolhas é importante seguir algumas medidas:

1 – Manter os pés limpos e hidratados: Isso pode ser feito com base em uma boa higienização e o uso de produtos cosméticos, como hidratantes, talco ou maisena, e óleos.

2 – Utilizar calçados adequados: O tênis não pode ser folgado e nem apertado, pois ambos causam o atrito com o pé. O ideal é comprar tênis confortáveis que se ajustem bem ao pé do indivíduo.

3 – Arejar os pés: Essa é difícil para quem trabalha longas jornadas, mas é fundamental para a saúde dos pés. É interessante fazer pausas e tirar o calçado para que o pé possa “respirar”.

4 – Usar protetores: esparadrapos e curativos adesivos ajudam a proteger a área sensível e evitar o atrito da pele. Quando utilizadas no calcanhar, podem evitar as bolhas provenientes do uso prolongado de sapatilhas.

5 – Lubrificantes: Pomadas ou vaselina ajudam a diminuir o atrito com o calçado.

6 – Tornar a pele mais resistente: Isso pode ser feito andando descalço em terrenos seguros, pois a pele ficará mais espessa e resistente à fricção.

 

Após o surgimento da bolha é importante proteger e evitar pressionar a área atingida. Isso pode ser feito com o uso de gaze e esparadrapo, associados à utilização de calçados confortáveis, repouso de atividades físicas e higienização do pé.

A remoção manual e caseira não é recomendada, pois a camada retirada deixará a pele desprotegida e sujeita ao ataque de organismos externos, como fungos e bactérias. O ideal é deixar a bolha estourar naturalmente, pois o corpo irá cicatrizar corretamente a região afetada.

 

Palmilha Pés Sem Dor

As palmilhas Pés Sem Dor ajudam na melhor distribuição das pressões nos pés e eliminação das chances de desenvolvimento das bolhas. Para isso, elas são fabricadas com base na análise nos pontos do pé que recebem maior carga e estão mais susceptíveis a esses problemas.

6. Palmilhas com elevação no arco plantar

6. Palmilhas com elevação no arco plantar

 

Para pessoas com o pé cavo, as palmilhas são confeccionadas com um apoio no arco plantar, que aumentam a aderência do pé ao calçado e otimizam a distribuição das pressões.

 

Quer saber mais sobre bolhas nos pés? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!