Como melhorar sua caminhada

26 de julho de 2017

Se você já é fã de corrida ou caminhada ou pensa em começar no esporte, mas ainda têm dúvidas sobre como melhorar seu desempenho? Então se liga nessas dicas que vão te ajudar na hora de correr e caminhar.

HIDRATE-SE

Se hidratar corretamente é o mínimo a se fazer antes de partir para uma caminhada. 30-40 minutos antes de partir é o momento ideal para beber líquidos, o mais indicados são, além da água, sucos de frutas, principalmente o de laranja.

ALIMENTAÇÃO

O parceiro ideal da hidratação é se alimentar corretamente. No mesmo período do consumo dos líquidos (30-40 minutos antes) você deve se alimentar.

Alimentos ricos em carboidratos são os mais aconselháveis, pois oferecem mais energia na caminhada. Frutas, geleias, cereais e pães são alguns destes alimentos.

Após o exercício físico o ideal é consumir alimentos ricos em proteínas, como frango grelhado e ovo mexido.

SAÚDE

O check-up anual não é o suficiente para garantir uma caminhada ou corrida segura, antes de começar a praticar o esporte busque dois especialistas, um cardiologista e um ortopedista.

O cardiologista verá se está tudo em dia com seu sistema cardiovascular, enquanto que o ortopedista checará como está o aparelho locomotor, pés, pernas, joelhos e por aí vai.

 

Imagem ilustrativa de avaliação dos pés sendo realizada.

O ortopedista avalia toda a parte de locomoção.


 

ALONGAMENTO

Uma das maneiras mais eficazes de evitar lesões musculares, o alongamento prepara seu corpo para a atividade física, porém não é apenas antes que o alongamento deve ser feito, após a caminhada também é preciso se alongar, mas de uma forma mais leve.

 

Imagem de uma pessoa alongando seus pés.

Alongamento dos Pés


 

LOCAL E HORÁRIO

O ideal é não caminhar em lugares irregulares e rígidos, principalmente iniciantes. Evitar áreas com muito tráfego de carros e buscar regiões bem arborizadas são uma ótima pedida também.

A melhor área para caminhar é quando você pode, mas evitar os horários de maior incidência solar é essencial, além de o forte calor diminuir seu desempenho, ele também pode ser prejudicial à sua saúde, principalmente à pele.

 

Imagem de uma mulher correndo em uma área de natureza.

Lugares com menos poluição são os melhores para caminhar.


 

RESPIRAÇÃO

Aqui não tem segredo, a respiração ideal é a que todos conhecemos, inspire pelo nariz e expire pela boca. O problema é manter essa respiração com o cansaço e em momentos de aumento de velocidade, por isso, principalmente se você for iniciante, não vá além de seus limites.

ESCOLHA DO TÊNIS

Apesar de mais caros, os tênis com sistema de amortecimento mais aprimorado pode ser um dos seus melhores companheiros na hora de caminhar, eles vão proporcionar um maior conforto e consequentemente melhorar seu desempenho.

 

 

PALMILHAS ORTOPÉDICAS

Para muitas pessoas não tem jeito, não importa o valor gasto no tênis, mas as dores continuam. Isso pode estar ligado ao fato da sua pisada, algum desalinhamento ou até uma patologia que se desenvolveu e nem foi percebida ainda.

Nossas palmilhas são a solução, feitas sob medida elas acabam com suas, melhoram seu desempenho e oferecem um maior conforto a você.