Compressa quente ou fria: você sabe quando utilizar?

 em Bem estar, Cuidados, Curiosidades, Tratar dores

Compressas frias ou quentes podem ser grandes aliadas nos mais diversos tratamentos. No entanto, para que elas sejam realmente eficazes, é fundamental saber qual tipo de compressa é a mais indicada para cada situação, afinal, utilizar calor ou frio de forma contrária à sua indicação pode ser prejudicial ao organismo. Você sabe quais são as diferenças entre a compressa quente e a compressa fria?

1. Compressas térmicas

1. Compressas térmicas

COMPRESSA FRIA

Indicação

O uso de baixas temperaturas é ideal para casos em que ocorreram traumas, como pancadas ou quedas. Além disso, também pode ser indicado para aplicação após a prática de exercícios físicos mais intensos.

Como funciona?

Devido às baixas temperaturas, ocorre o estímulo da vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos) nos tecidos afetados. Dessa forma, o fluxo de sangue a passar por esses vasos acaba sendo menor, o que evita o desencadeamento de um processo inflamatório muito intenso. O uso de gelo também possui efeito analgésico, o que auxilia na diminuição e controle da dor.

Como aplicar?

De modo geral, é sugerido que sejam feitas compressas frias de 3 a 5 vezes por dia, por não mais do que 20 minutos por aplicação. É importante, também, que o gelo não seja aplicado diretamente sobre a pele, para que não ocorram queimaduras. Portanto, recomenda-se que ele esteja envolto por algum tipo de tecido, evitando o contato direto.

COMPRESSA QUENTE

Indicação

O uso de calor é indicado para amenizar dores e espasmos musculares. Além disso, pode-se aplicar compressas quentes antes da prática esportiva, pois isso promove o relaxamento muscular e aumenta a mobilidade do atleta.

Como funciona?

Ao contrário da compressa fria, a compressa quente estimula a vasodilatação (dilatação dos vasos sanguíneos), aumentando o fluxo de sangue. Por conta disso, o calor ajuda a conter um processo inflamatório.

Como utilizar?

De modo geral, recomenda-se a aplicação de compressas quentes por 3 ou 4 vezes ao dia com intervalo de pelo menos duas horas. É válido lembrar que, assim como na aplicação de gelo, a aplicação de calor deve ser feita com a pele protegida por algum tipo de tecido, para que não ocorram queimaduras.

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recentes
Agende sua avaliação gratuita