Cuidados antes de Correr

25 de agosto de 2015

Adote alguns cuidados antes de Correr

A corrida é uma atividade esportiva que atrai cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Repleta de benefícios, a prática proporciona uma queima calórica considerável, de aproximadamente 600 kcal/hora e é capaz de prevenir doenças cardiovasculares, promovendo o fortalecimento do sistema imunológico.

A praticidade é outro fator importante: correr é algo instintivo e natural, não requer um aprendizado completamente novo. No entanto, existem cuidados que devem ser tomados para que a corrida não se torne uma grande dor de cabeça.

 

Corrida

1. Corrida

Antes de iniciar alguma prática esportiva, o ideal é que seja feita uma avaliação médica (preferencialmente com um profissional especializado em medicina esportiva). Como qualquer outra atividade física, correr demanda cuidados especiais, sobretudo dos iniciantes, uma vez que o corpo precisa de tempo para se adaptar. Por isso, é necessário ter paciência e saber respeitar os limites de cada organismo.

Realizar aquecimento e alongamento muscular deve se tornar um hábito indispensável para quem deseja praticar corrida. O aquecimento é uma espécie de preparação do corpo, cujo objetivo é prevenir lesões ativando a musculatura e elevando gradativamente o fluxo sanguíneo e a temperatura corpórea. Já o alongamento, reduz a probabilidade de distensões dos músculos e aumenta a amplitude muscular durante os exercícios.

É importante fazer alongamentos antes das corridas

2. É importante fazer alongamentos antes das corridas

Outra dica muito valiosa é adaptar o tênis que será utilizado durante a corrida ao tipo de pé e de pisada do corredor, afinal, uma preparação adequada evita futuros desconfortos e otimiza a performance. Preze sempre pelo conforto e procure um tênis com o qual você se sinta realmente bem. Uma boa opção seria utilizar palmilhas sob medida, pois os calçados são genéricos e não são personalizados para seus pés. Com o uso de palmilhas, o calçado se tornará ideal e exclusivo para você.

Outra dica é adaptar o tipo de pé ao calçado

3. Outra dica é adaptar o tipo de pé ao calçado

Um cuidado que pode parecer óbvio, mas que é negligenciado por muitos, é manter uma hidratação correta. Não espere sentir sede para beber água (a sede já é um sinal de que você está desidratando) então, beba água regularmente. Isotônicos são boas alternativas para a reposição dos sais minerais perdidos pelo organismo devido à corrida, mas, vale ressaltar que a ingestão de isotônicos deve ser feita com moderação e jamais servir como um substituto da água.

A alimentação também deve ser observada, uma vez que a realização de qualquer atividade do organismo demanda energia. Jamais inicie um treino em jejum e, antes de correr, dê preferência a carboidratos e fuja de alimentos gordurosos, que são de difícil digestão.

 

COMO A PALMILHA PÉS SEM DOR PODE AJUDAR?

 

 

Palmilha com amortecedor

4. Palmilha com amortecedor

As palmilhas para corrida Pés Sem Dor são muito importantes para a prevenção de lesões nos pés, pois redistribuem as pressões plantares e corrigem a pisada. Além disso, a palmilha possui amortecedores localizados sob as regiões de maior pressão durante a corrida – os metatarsos e os calcanhares – diminuindo os impactos nessas áreas e promovendo maior conforto.

 

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