Dedo em garra e dedo em martelo

8 de julho de 2015

Entenda o que causa o surgimento do dedo em garra e dedo em martelo

Você já reparou que algumas pessoas possuem os dedos com formatos estranhos e diferentes dos seus? Por mais esquisitos que possam parecer, alterações no posicionamento dos dedos dos pés são comuns e afetam cerca de 11,4% da população brasileira, segundo pesquisa realizada pela Pés Sem Dor, e, geralmente, não causam dor e incomodam apenas esteticamente.

Tais deformidades são causadas devido o encurtamento e retração de alguns músculos e ligamentos agregados às falanges (ossos que compõem os dedos) e são classificadas em duas categorias:

 

  • Dedo em martelo: É uma condição na qual o dedo fica com uma porção fletida e outra estendida.
Blog 12 - Dedo em garra e dedo em martelo (1)

1. Dedo em martelo

 

  • Dedo em garra: É uma condição na qual o dedo fica fletido para baixo, parecido com uma garra.
Blog 12 - Dedo em garra e dedo em martelo (2)

2. Dedo em garra

 

O que causa?

As principais causas do desenvolvimento de dedos em garra ou dedos em martelo são derivadas do mau posicionamento e sobrecarga prolongada no antepé. O uso de sapatos inadequados (apertados ou com bico fino) são os maiores vilões para o bem-estar dos pés, pois diminuem espaço de movimentação dos dedos.

Blog 12 - Dedo em garra e dedo em martelo (3)

3. Calçados inadequados

 

Alguns outros fatores, como o formato natural dos pés ou doenças reumáticas (como a artrite) também podem pré-dispor os indivíduos a desenvolverem esses tipos de alterações nos dedos.

Como a palmilha Pés Sem Dor pode ajudar?

Na maioria dos casos, mesmo não causando grandes dores, esses tipos de alterações fazem com que os dedos sofram pressões em alguns pontos, o que pode contribuir para o aparecimento de calos ou bolhas.

Blog 12 - Dedo em garra e dedo em martelo (4)

4. Pressão nos pés

 

Por causa disso, é importante utilizar palmilhas ortopédicas para aliviar os pontos de pressão e evitar que aumentem as dores nos dedos. As palmilhas são fabricadas com uma elevação na região anterior aos dedos para melhorar a distribuição das cargas nos pés.

 

Blog 12 - Dedo em garra e dedo em martelo (5)

5. Palmilha Pés Sem Dor

 

Além disso, é importante trocar o calçado por modelos confortáveis e evitar o agravamento da deformidade. A utilização de separadores de dedos também pode ser útil.

 

Quer saber mais sobre dedo em garra e dedo em martelo? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!