Dicas para evitar unhas encravadas

11 de setembro de 2015

Confira algumas dicas para evitar unhas encravadas

Quem sofre com unhas encravadas sabe bem que elas causam um enorme desconforto. Tarefas cotidianas, como caminhar ou até mesmo calçar um sapato fechado são tão dolorosas que parecem impossíveis de realizar, não é?

 

Unha encravada

1. Unha encravada

Sabe-se que certas alterações nos pés (como o tipo da pisada, dedos em garra ou joanete) podem favorecer o encravamento das unhas, pois ela tende a sofrer pressões constantes.

Em casos mais graves, a unha encravada pode até provocar infecções e prejudicar a saúde. Por isso, prevenção nunca é demais. Seguindo alguns cuidados simples e fundamentais para promover o seu bem-estar, você pode se ver livre desse pesadelo.

 

  • Procure ajuda profissional

Para quem sofre constantemente com esse problema, recomenda-se procurar o auxílio de um podólogo, que recomendará o melhor tratamento para o caso.

 

  • Utilize sapatos confortáveis

Uma das principais causas do problema é justamente o uso de calçados apertados, pois eles pressionam e comprimem as unhas, facilitando o encravamento.

 

  • Corte as unhas de forma correta

Intimamente ligado às chances de encravamento das unhas está o modo como o corte delas é feito. O ideal é cortá-las em formato quadrado, não muito rente à pele. Após o corte, lembre-se de lixar bem as unhas para que não sobrem protuberâncias que possam encravar.

 

  • Deixe os pés respirarem

Sempre que possível, dê preferência ao uso de calçados abertos. Quando precisar calçar sapatos fechados, ao longo do dia, faça pequenas pausas e deixe os pés respirarem um pouco.