Dor e queimação no arco plantar

31 de dezembro de 2014

A dor e a queimação na sola do pé são muito comuns entre as pessoas. Confira na tabela abaixo a frequência com que ocorrem na população masculina e feminina brasileira:

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1. Tabela: frequência de dor no arco plantar

 

Essa dor geralmente está relacionada a uma patologia muito conhecida: a fascite plantar. Ela é muito discutida pelos profissionais da saúde e esportistas e muitas dúvidas surgem a respeito dela.

Fascite é uma condição em que há uma inflamação da fáscia plantar, tecido conjuntivo que se estende da base do osso calcâneo (calcanhar) por toda planta do pé. Quando sobrecarregada, a fáscia inflama, causando dor na região do arco do pé.

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2. Região de dor e queimação, causadas pela fascite

 

Essa dor também pode também estar localizada apenas no calcanhar, mas é comumente percebida no arco plantar.

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3. A fáscia plantar e sua relação com a dor

 

Principais causas da dor no arco plantar

Algumas alterações biomecânicas estão intimamente ligadas a inflamações na fáscia e a dor no arco, principalmente um mau amortecimento de impacto que sobrecarrega essa estrutura.
• Pé muito cavo (2% da população);
• Pé chato (14% da população) e pisada hiperpronada ;
• Sobrepeso (21,3% das mulheres acima de 100 kg sentem sempre dores nos pés);
• Calçados inadequados e atividade física repetitiva e de alta intensidade (34% dos homens e 27,5% das mulheres tem dor na sola do pé após atividade física contínua).

 

Principais sinais e sintomas da dor no arco plantar

• Dor na sola do pé e calcanhar nos primeiros passos pela manhã;
• Dor na sola do pé após e/ou durante atividade física;
• Dor a palpação da sola do pé e calcanhar;
• Rigidez e tensão na sola do pé.

 

Como tratar e prevenir a dor no arco plantar

A melhor maneira de tratamento é a forma conservadora. É necessário resolver o que está causando a sobrecarga na fáscia, ou seja:
• Corrigir as alterações nos casos de pé chato ou cavo, e de hiperpronação;
• Perder peso;
• Readaptar a prática esportiva;
• Readequar o calçado (com maior amortecimento e suporte).
• Usar Palmilha Pés Sem Dor. O uso de palmilhas ortopédicas sob medida é uma das formas mais eficazes de ajustar as alterações biomecânicas, causadoras da fascite plantar.

 

Dicas para aliviar as dores no arco plantar

• Sempre preferir gelo ao calor e nunca ultrapassar 20 minutos de aplicação;
• Alongar alivia os sintomas temporariamente, mas dificilmente apenas o alongamento resolverá o problema;
• Fazer uso de anti-inflamatórios (prescritos por um médico). Eles auxiliam no controle da dor e inflamação, mas devem ser aliados a outras terapias. O seu uso quebra o ciclo de dor e permite que os exercícios terapêuticos sejam realizados com melhor eficácia.
• Imobilização raramente é a melhor saída. Sabe-se hoje que a reeducação da atividade, o uso de palmilhas e exercícios específicos são a melhor solução.
• Alongar a panturrilha. Puxar a ponta do pé com a mão (A), pressionando contra a parede (B) ou com uma toalha (C), por 30 segundos.

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4. Exercícios de alongamento da panturrilha

 

• Controlar a inflamação: Congelar uma garrafa de água (600ml), pisar em cima e rolar o pé sobre ela. Fazer isso por 1 minuto, repetindo três vezes.

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5. Exercício para ajudar a controlar a inflamação

 

 

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