Dor lombar

15 de abril de 2015

Entenda porquê aparece Dor lombar

Todos nós já passamos, ou conhecemos alguém que passou, por um episódio de dor lombar, isso porque esse tipo de dor acomete 80% da população mundial , pelo menos uma vez na vida. A dor lombar é um dos principais motivos das consultas médicas e uma das maiores causas de gastos com saúde pública e perda de dias de trabalho.

Muitos fatores influenciam para o surgimento dessa dor e a maneira certa de tratamento. Os principais fatores causadores são:

  • Artropatias inflamatórias e/ou degenerativas (artrose);
  • Infecções;
  • Neoplasias (tumores);
  • Traumas;
  • Fatores musculoesqueléticos funcionais (dores musculares, mal postura, hérnias de disco, desalinhamentos, etc.)
dor lombar

1. Dor lombar

 

Cerca de 90% de todas as dores lombares são causadas pelos fatores musculoesqueléticos e essa dor, normalmente, é chamada de dor lombar mecânica ou não específica.

Dentro desses fatores, um dos que tem grande ligação com as hérnias de disco, com a artrose e com a dor lombar, é a diferença de membros, isso é, quando uma das pernas é maior que a outra.

Essa diferença de membros causa um desalinhamento das articulações, principalmente da coluna, e uma distribuição de peso assimétrica entre as pernas. Por isso, no caminhar ou em qualquer atividade em pé, a pessoa descarrega mais peso de um lado do que no outro e suas articulação ficam desalinhadas, o que pode ocasionar um desgaste maior das articulações e dores em qualquer articulação que sofra com esse desalinhamento, principalmente na coluna lombar.

dor lombar desalinhamento membros

2. Desalinhamentos causados pela diferença dos membros

 

Alguns estudos estimam que uma diferença a partir de 0,9 cm entre os membros já pode ocasionar problemas para as articulações e dores na coluna lombar.

Para prevenir e melhorar as dores decorrentes dessa diferença, é necessária a compensação do desalinhamento. Isso é feito por meio de um calço no lado do membro menor, de maneira que os dois lados fiquem com o mesmo tamanho e os desalinhamentos sejam corrigidos.

Atualmente, o melhor jeito de fazer essa compensação é através de palmilhas ortopédicas, pois as palmilhas conseguem igualar os membros de maneira discreta, dentro dos calçados e de fácil manejo.

 

Palmilha Pés Sem Dor para diferença de membros

As palmilhas Pés Sem Dor são confeccionadas com a compensação exata da diferença de membros, realinhando todo o corpo e melhorando e prevenindo dores e problemas futuros. Pode ser feita progressivamente para a melhor adaptação a essa correção.

dor lombar palmilha diferença membros

3. Palmilha para diferença de membros

 

 

Quer saber mais sobre dor lombar? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!