Dor na parte interna do pé

18 de agosto de 2015

Você sabe o que a dor na parte interna do pé pode indicar?

Todo mundo sabe que a prática de exercícios físicos é fundamental para manter uma vida saudável, mas o que muitas pessoas não sabem é que o excesso de treinos ou a carga intensiva de atividades físicas pode causar danos aos pés e gerar dores. Uma das regiões do pé que mais está sujeita a lesões é o Tendão Tibial Posterior.

Dor na lateral interna do pé

1. Dor na lateral interna do pé

Esse tendão está localizado na região lateral interna do pé e é uma das principais estruturas dos pés, sendo responsável por dar suporte ao pé durante a caminhada.

As lesões no tendão tibial posterior ocorrem devido ao overtraining (excesso de treino) e causam dores bem localizadas no lado dentro do pé, com sintomas acentuados, geralmente, após a prática de exercícios físicos ou depois de subir escadas. Pode causar o desenvolvimento de Insuficiência do Tendão Tibial Posterior.

Outras Causas

A sobrecarga no tendão tibial posterior também pode ocorrer devido à pronação excessiva, onde o pé faz um movimento muito acentuado “para dentro” e libera maior parte da carga no lado interno do pé.

Pisada pronada

2. Pisada pronada

Essa patologia é de caráter progressivo e deve ser tratada o mais rápido possível, pois, em estágios avançados, pode causar o desabamento do arco plantar e levar ao desenvolvimento do pé plano.

Sintomas e Tratamento

As dores provenientes da insuficiência do tendão tibial posterior se localizam na parte interna do pé e se estendem até o Tendão de Aquiles, podendo causar degeneração. Também pode surgir inchaço e achatamento do pé.

O tratamento deve ser feito com base nas recomendações de médico especializado, que irá prescrever medicamentos para aliviar as dores. Um fisioterapeuta também poderá indicar alguns exercícios para os pés.

Como a palmilha Pés Sem Dor pode Ajudar?

As palmilhas Pés Sem Dor são úteis para diminuir a sobrecarga no pé derivada da pronação, sendo fundamentais para o tratamento da insuficiência do tendão tibial posterior. Para isso elas possuem uma elevação no arco plantar medial, que auxilia no suporte da pisada e evita o excesso de pressão no lado de dentro do pé.

 

3. Palmilha com apoio no arco plantar

3. Palmilha com apoio no arco plantar

 

Quer saber mais sobre dor na parte interna do pé? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!