Dor no joelho

28 de janeiro de 2015

Dor no joelho é um assunto muito amplo e envolve diversas causas e diferentes patologias. A característica importante da articulação do joelho é que ela é a mais instável do membro inferior. A estabilidade depende do bom funcionamento de várias estruturas, como meniscos, ligamentos e principalmente os músculos. Além disso, o alinhamento do joelho tem grande influência nessa estabilidade e na vulnerabilidade para lesões.

dor no joelho

1. Dor no joelho

 

Principais lesões no joelho

Os tipos de lesões no joelho usualmente variam com a faixa etária das pessoas. Normalmente, os indivíduos jovens sofrem com as lesões agudas, como lesão de menisco, lesões ligamentares, síndrome do atrito da banda iliotibial (SABI – tipo de dor na lateral do joelho), síndrome da dor femoropatelar (SDFP – tipo de dor anterior no joelho), hoffite (dor abaixo da patela), tendinites e bursites, que estão relacionadas com a prática de esportes. Já os indivíduos mais velhos sofrem com as lesões mais crônicas, como artrose, que é uma lesão de desgaste da cartilagem do joelho.

dor no joelho 2

2. Regiões específicas de dor no joelho

 

Causas das dores no joelho

Uma das principais causas é o desalinhamento da articulação do joelho. Um joelho com o alinhamento normal tem uma boa distribuição de carga sobre as superfícies articulares e mantém um bom espaço articular entre os lados, já no joelho desalinhado, em valgo, por exemplo, no qual os joelhos são para dentro e os pés para fora, há uma descarga maior na parte lateral, o que estira as estruturas mediais do joelho. Isso tem relação com algumas lesões como a SDFP e a artrose do compartimento lateral. No desalinhamento varo, no qual os joelhos ficam mais separados, como o de alguém que monta um cavalo, a descarga de peso é muito maior na parte medial do joelho, onde existe a compressão, e na lateral ocorre o estiramento das estruturas. Esse tipo de alinhamento tem relação com tendinites e SABI e artrose do compartimento medial.

dor no joelho varo joelho torto

3. Joelho varo

 

dor no joelho valgo joelho torto

4. Joelho valgo

 

Por terem ligação com muitas estruturas e sofrerem a influência de diversos fatores, as dores no joelho precisam de uma avaliação minuciosa de um profissional capacitado, como um médico ou fisioterapeuta, para um diagnóstico e tratamento precisos.

O joelho é uma articulação cuja estabilidade depende muito da musculatura, e o risco de lesão é muito maior quando existe sobrepeso, desalinhamento e falta de força muscular, além da idade também influenciar (quanto mais velho maior a chance do desgaste). Com isso, precisamos tomar cuidados com alguns fatores:

  • Sedentarismo: Além de favorecer para o acúmulo de peso, deixa a musculatura mais fraca e qualquer atividade que venha a ser realizada (como subir escadas) sobrecarregará muito mais os joelhos.
  • Excesso de carga, treinos e atividades esportivas de alto impacto e intensidade: podem levar a lesões, ainda mais se houver um desalinhamento.
  • Traumas prévios, fraturas, lesões ligamentares e meniscais sem tratamento adequado: Enfraquecem a musculatura, deixam os joelhos mais suscetíveis a novas lesões e podem acelerar o processo de desgaste.

 

Como tratar e prevenir as dores no joelho

O joelho é a articulação de sustentação do corpo mais acometida por artrose. Para prevenir o desgaste e o aparecimento de dores, o indivíduo deve procurar saber se existe algum tipo de desalinhamento que possa trazer prejuízos futuros, além disso, precisa se manter no peso ideal e melhorar a força da musculatura. Para isso deve:

 

  • Fazer uma avaliação com um fisioterapeuta para verificar se existe algum desalinhamento;
  • Fazer fisioterapia para melhorar os sintomas, o equilíbrio e a força muscular;
  • Usar joelheiras (após indicação médica ou fisioterapêutica) para estabilizar o joelho;
  • Utilizar palmilhas sob medida.

 

Palmilha sob medida Pés Sem Dor para dores do joelho

A palmilha Pés Sem Dor proporciona o realinhamento dos pés e tornozelos através de cunhas corretoras e, consequentemente, evita o desalinhamento nos joelhos e redistribui as pressões nos tornozelos e pés, eliminando a dor. Além disso, promove um maior amortecimento de impacto, o que auxilia na eliminação e na prevenção de dor.

dor no joelho palmilha pés sem dor

5. Palmilhas Pés Sem Dor para dor no joelho

 

A cunha interna é ideal para corrigir o desalinhamento em valgo, pois ajuda a levar para fora o joelho que está para dentro. Já a cunha externa faz com que o joelho que está em arco seja alinhado para dentro.

 

Para saber mais sobre a dor no joelho, assista ao vídeo abaixo:

 
Para saber mais sobre artrite, que costuma causar dor no joelho, assista ao vídeo abaixo:

 

Quer saber mais sobre dor no joelho? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!