Dor no peito do pé

29 de abril de 2015

Entenda os motivos da dor no peito do pé

Calçados apertados, exagero nas atividades físicas e prática de exercícios totalmente inadequados. Você pode não imaginar, mas esses pequenos hábitos estão fazendo mal para o dorso do seu pé! Na verdade, a região dorsal é chamada popularmente de “peito do pé”, sendo a parte superior e central, que envolve nervos, músculos, tendões, artérias, veias, ligamentos e ossos.

dor dorso peito pé

1. Região da dor: dorso/peito do pé

 

Causas da Dor no peito do pé

Por estar relacionada a tantas estruturas, é comum que as pessoas sintam dores no dorso – que acontecem principalmente por esses maus costumes. Mas essa não é a única causa, vamos ver abaixo mais algumas:

  • Alinhamento e altura do arco: Por amortecer e distribuir a carga do corpo, o alinhamento e altura do arco podem causar dor no dorso, além de perder a eficiência de suas funções naqueles que possuem pés cavos.
  • Artrose (osteoartrose): Essa patologia é uma grande influência nas dores gerais dos pés, pois afeta diretamente as articulações. Quando há um desgaste, pode haver também a dor no dorso.
  • Fraturas por estresse: Uma das causas mais comuns da dor no peito do pé. Geralmente, a fratura é causada pela sobrecarga repetitiva sobre o pé ou pelo aumento súbito de atividades físicas.
  • Tendinite tibial anterior: Esse nome nada mais significa do que uma inflamação causada pelo estresse excessivo no tibial anterior, um músculo localizado na parte da frente da canela, aquele que permite que puxemos a ponta do pé para cima.

 

A dor no dorso pode ser incômoda, vir acompanhada de inchaço e vermelhidão e afetar as atividades simples do dia a dia, como andar ou ficar de pé. Por isso, procurar um médico especializado é essencial, pois ele pode fazer alguns exames e indicar os melhores tratamentos. Em geral, não é preciso se preocupar, mas cuidar do corpo e dos pés nunca é demais.

 

Como evitar as dores no dorso?

Apesar de somente o médico poder dar o diagnóstico completo, há sim algumas atitudes que você pode fazer para amenizar as dores no peito do pé, ou até mesmo evitá-las, confira:

– Tomar cuidado com os sapatos! Apertar os cadarços muito fortes, usar alguns sem espaço e com tamanho desproporcional aos seus pés vai acabar pressionando a região do dorso, do peito do pé, e pode incomodar estruturas como tendões, músculos e veias.

– Evitar a sobrecarga! O que quer dizer que treinos e atividades físicas intensas, de impacto e repentinas podem prejudicar, e muito, seus pés. Isso não significa que você deve parar de se exercitar, pelo contrário. Alongamentos e exercícios aprovados pelos médicos ajudam na saúde do corpo, da mente, e por que não, dos pés? Mas é preciso controlar a intensidade, o tempo e não forçar os músculos de um dia para outro, de repente.

 

dor dorso peito pé palmilha ortopedica sob medida

2. Palmilhas sob medida Pés Sem Dor

 

– Um dos mais importantes: Usar palmilhas sob medida Pés Sem Dor. No caso dessas dores chatas no dorso do pé, as palmilhas têm função importante. Com um arco plantar como suporte principal (veja na foto), os ossos ficam no lugar, oferecendo alívio em toda a sobrecarga e deixando mais fácil a adaptação a novos calçados. Com o uso diário, elas oferecem o realinhamento do pé e o efetivo suporte na região média do pé, aliviando e até eliminando essas dores. Depois de calçar uma e provar que as dores se foram, você não vai mais querer ficar sem!

 

Quer saber mais sobre dor dor no peito/dorso do pé? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!