Emagrecimento e corrida: Essa dupla dá certo!

6 de setembro de 2013

A cada dia a corrida tem sido mais procurada como estratégia de emagrecimento, e com razão! A corrida combina o maior gasto energético dos esportes com a maior facilidade de começar o treino, não requer local específico, só calçar um tênis e sair correndo!

corrida emagrece caloria esporte atividade fisica

Corrida: atividade física com grande gasto energético

 

Claro que sempre é importante lembrar que o acompanhamento de um treinador é essencial para qualquer corredor! Mas para emagrecer de verdade, também é preciso encontrar a estratégia nutricional correta! As estratégias que normalmente o corredor que quer emagrecer utiliza são as seguintes:

Parar de comer: o famoso fecha a boca! Já que estou correndo para emagrecer, “Parando de comer eu acelero mais ainda o emagrecimento”, é muito comum ouvir isto. No entanto com esta estratégia o corredor corre um grande risco de ter queda de rendimento, fadiga precoce e nem conseguir correr adequadamente, o corpo quando entra em jejum diminui o metabolismo e desacelera toda a queima de gordura! Esta estratégia não funciona! E o pior pode prejudicar muito o organismo.

Tomar remédio para emagrecer: muito cuidado ao procurar medicamentos milagrosos para perda de peso rápida, podem ter efeitos colaterais graves. Para corredores sempre é necessário fazer acompanhamento com médico do esporte, pois somente ele saberá quais as reações dos medicamentos associado ao exercício. Além disso, é necessário procurar antes da medicação reeducar hábitos alimentares e a prática de exercício como aliadas. O medicamento não é a primeira opção!

Dietas de revistas: assim como planilhas de treino de revistas, são métodos não individualizados que tem grandes chances de não coincidir com sua rotina de trabalho! Se for uma dieta para perda de peso rápida com dietas da moda é pior ainda… déficits nutricionais graves podem levar a desnutrição de nutrientes essenciais até para a queima de gordura!

E então o que funciona?

Não há milagre, é necessário realizar uma reeducação alimentar, aprender a comer certo de maneira definitiva! Procure auxílio de um nutricionista esportivo para adequar o que você tem que comer antes, durante ou depois das atividades esportivas! Mas até conseguir a sua consulta, seguem algumas dicas importantes para aliar emagrecimento com corrida e saúde!

Comer de 3 em 3 horas: essa regra é um clássico da nutrição, isto porque o comer em pequenos intervalos, com pequenas refeições favorece um metabolismo mais acelerado e maior queima de gordura! Além disso, o seu corpo funciona com maior rendimento durante todo o dia! Pra realizar isso, programe-se! Leve lanchinhos como frutas (secas ou naturais), barrinhas de cereais, biscoitos integrais, iogurtes ou queijos processados para o ambiente de trabalho, assim terá sua estratégia sempre à mão!

Acrescente na sua rotina pelo menos 5 porções de frutas, verduras e legumes ao dia: a estratégia é acrescentar os alimentos certos, que os que não são fundamentais saem do cardápio! Veja como é fácil: no café da manhã acrescente uma fruta (1), entre o almoço e jantar outra fruta (2), no almoço coma salada e legumes (3), no lanche da tarde outra fruta (4) e no jantar novamente com salada e legumes (5 porções no dia!). Mas não deixe acumular tudo para o jantar, pois aí não dará conta!

Beba bastante água! Muitas vezes acreditamos que estamos com fome, mas na verdade é sede! Beba água em pequenas quantidades durante o dia todo e verificará como sua fome será reduzida nas refeições!

Não beliscar ou repetir o prato: estes dois hábitos muito comuns atrapalham qualquer planejamento alimentar! Procure comer somente nos horários planejados e na quantidade planejada, caso esteja ficando com muita fome, aumente a quantidade e variedade nas refeições planejadas, mas nunca belisque!

Nunca vá treinar em jejum! O corpo precisa de carboidrato para conseguir treinar com eficiência, com o jejum o seu corpo utilizará corpos cetônicos, que não são um bom substrato energético! Há grande risco de desmaiar durante o treino! E vale a pena? O rendimento melhora quanto com o emagrecimento? Vale muito a pena! Com perda de 1kg você conseguirá reduzir 1min e 28seg na sua prova de 10km! E lembrar sempre que perder peso com saúde é perder massa gorda, e não massa magra! Aproveite essas dicas e comece agora mesmo a sua reeducação alimentar!

NÃO ESQUEÇA de proteger seus pés nas corridas, é importante amortecer o impacto para evitar problemas futuros, veja mais em www.pessemdor.com.br.

 

FONTE: http://www.corpore.org.br