Esporão e fascite plantar

18 de fevereiro de 2015

Esporão e fascite são duas condições dos pés muito comuns e comentadas, e também bastante confundidas pelas pessoas. A confusão é normal e compreensível, pois muitas vezes elas estão ligadas entre si e possuem o mesmo motivo causador. Além disso, o local da dor onde essas patologias acontecem muitas vezes pode coincidir, o que aumenta ainda mais a confusão.

Como acontece o esporão de calcâneo

No esporão de calcâneo o desenvolvimento ósseo anormal acontece geralmente por uma tração exacerbada da fáscia no calcâneo, que leva o corpo a depositar cálcio no local, formando a espícula. Dentro da população, estima-se que uma em cada dez pessoas apresenta essa patologia, mas somente 5% de todos que têm esporão apresentam sintomas. Isso significa que na maioria dos casos o esporão não é a causa da dor, e ele em si não dói. A dor pode vir de uma doença vascular, nervosa, reumática ou pela inflamação que o esporão causa nos tecidos adjacentes, como a fáscia, por exemplo.

esporao de calcaneo e fascite plantar

1. Região da dor do esporão de calcâneo

 

O esporão causa uma dor bem localizada no calcanhar, na sola do pé. Essa dor é maior pela manhã e após ou durante atividades físicas. O diagnóstico é feito através de uma imagem de raios X, que mostrará essa espícula. Não é uma condição muito grave, mas pode levar a algumas limitações nas atividades normais por causa da dor.

 

Como acontece a fascite plantar

A fascite plantar é uma das patologias mais comuns que acometem o pé, e é muito discutida pelos profissionais da saúde e esportistas.

Fascite é uma condição em que há uma inflamação da fáscia plantar, tecido conjuntivo que se estende da base do osso calcâneo (calcanhar) por toda a planta do pé. Quando sobrecarregada, a fáscia inflama, causando dor. Essa dor também pode estar localizada apenas no calcanhar ou no arco do pé.

esporao de calcaneo e fascite plantar area da dor

2. Região da dor da fascite plantar

 

O que o esporão e a fascite plantar têm em comum

A fáscia se estende pela região do calcanhar (mesma do esporão) e após longos períodos de sobrecarga pode causar o esporão. Mas não são a mesma coisa.

O termo esporão de calcâneo é utilizado frequentemente como diagnóstico para dores no calcanhar e fascite plantar de maneira errada, pois o seu diagnóstico é radiológico e sua presença pode não estar relacionada com os sintomas.

Fatores de risco do esporão de calcâneo e fascite plantar

Os principais fatores de risco do esporão de calcâneo estão relacionados com a rigidez e a tração exacerbada da fáscia no calcâneo. Isso pode ocorrer por diversos motivos:

  • Aumento da intensidade de treinos ou início abrupto de atividades de alto impacto (como a corrida), que sobrecarregam e aumentam a rigidez da fáscia e criam muita tração na área do esporão, aumentando a probabilidade do seu aparecimento.
  • Calçado inadequado para prática esportiva (solado muito duro).
  • O excesso de peso (sobrepeso), que sobrecarrega demais o pé e o calcanhar;
  • Os indivíduos que têm pés cavos e pés muito planos, porque eles têm tipos de pés que não têm eficiência para amortecer e receber o impacto adequadamente. O pé cavo por ser muito rígido e o pé plano por ter sua estrutura desabada e não suporta o corpo e o impacto.

 

Como a palmilha Pés Sem Dor atua no esporão de calcâneo e na fascite plantar

A palmilha Pés Sem Dor redistribui a pressão plantar, melhorando o amortecimento de impacto e absorção de carga. Isso é conseguido através de um apoio de arco plantar (para pés cavos ou planos) e do material EVA.

No caso do esporão ela distribui a pressão através de uma elevação na parte posterior, jogando o peso da pessoa para frente e dando um suporte ao arco plantar. Além disso, a palmilha promove um amortecimento e uma acomodação maior sob o osso calcâneo, proporcionando maior conforto.

esporao de calcaneo e fascite plantar palmilha pes sem dor para esporao calcaneo

3. Palmilha Pés Sem Dor para esporão de calcâneo

 

 

No caso da fascite plantar a palmilha corrige erros de pisada, a palmilha sob medida consegue promover o alongamento da fáscia, quando necessário, aliviando os sintomas.

esporao de calcaneo e fascite plantar palmilha pes sem dor para fascite

4. Palmilha Pés Sem Dor para fascite plantar

 

Para saber mais sobre esporão de calcâneo e fascite plantar, assista ao vídeo abaixo:

 

Quer saber mais sobre esporão e fascite? Tem algum dúvida? Escreva para nós!