Fascite Plantar

8 de setembro de 2015

Entenda o que é a Fascite Plantar

Nossos pés são essenciais para a realização das mais corriqueiras atividades e, por isso, o bom funcionamento deles está intimamente ligado ao bem-estar pessoal. Quando sentimos qualquer tipo de desconforto nos pés, rapidamente nos incomodamos com isso. Um dos principais relatos de dor na região é a chamada fascite plantar.

Área dolorida na Fascite Plantar

1. Área dolorida na Fascite Plantar

A musculatura de nossos pés é recoberta por um tecido chamado fáscia plantar, que se estende por toda a base do . Quando esse tecido sofre muita tensão ou é sobrecarregado, ele pode inflamar e causar a desagradável e dolorosa fascite plantar.

Geralmente, a região onde há maior incidência de inflamação da fáscia é próxima da ligação com o osso calcâneo.

 

REGIÃO DOLOROSA NA FASCITE PLANTAR

Somente quem sofre com esse problema sabe o quão incômodo e dolorido pode ser. Frequentemente, a planta do pé torna-se rígida e sintomas como inchaço e queimação também são bastante comuns.  Além disso, a dor costuma ser mais intensa pela manhã (ou assim que os primeiros passos do dia são dados), ao subir escadas, após a prática de atividades físicas intensas e após permanecer em pé por longos períodos.

São diversas as causas da fascite plantar, mas, apesar disso, existem algumas dicas simples que podem ser seguidas a fim de aliviar os sintomas dessa condição, como:

  • Compressas

Para reduzir a inflamação, recomenda-se a aplicação de compressas de gelo durante 15 minutos por, ao menos, duas vezes ao dia.

  • Fuja de atividades de alto impacto

A prática de atividades com alto impacto na região causa estresse nas solas dos pés e pode intensificar as dores.

  • Evite o salto alto

Muitas mulheres não abrem mão do uso diário de saltos. No entanto, o uso desse tipo de calçado tensiona a fáscia plantar e provoca forte desconforto.

  • Alongamentos

Um exercício de alongamento bastante simples e eficaz e que pode ser feito em qualquer lugar, é puxar a ponta do pé com uma das mãos durante 30 segundos.

Alongamento

2. Alongamento

  • Utilizar palmilhas Pés Sem Dor

As palmilhas sob medida Pés Sem Dor são corretivas e se adaptam a cada tipo de pé, promovendo o conforto e bem-estar. Além disso, contam com um amortecedor especial para tratar a fascite plantar.

Palmilha para Fascite Plantar

3. Palmilha para Fascite Plantar