Hálux Rígido

17 de junho de 2015

Entenda mais sobre o que é Hálux Rígido

Você sabia que o dedão pode desenvolver artrose e perder parte de seu movimento? Ou melhor, você sabe o que é artrose?

Pois bem, artrose é a degeneração da cartilagem que reveste os ossos e pode se desenvolver em qualquer articulação do corpo humano. Ela acomete, com maior frequência, os joelhos e os quadris, mas também pode afetar as mãos e os pés, devido à sobrecarga que essas regiões sofrem.

Blog 09 - Hálux Rígido 1

1. Hálux rígido

 

O hálux rígido é a degeneração da cartilagem da articulação metatarsofalangeana (que liga o dedão ao pé) e causa o aumento do atrito entre as extremidades dos ossos.

Devido a esse atrito, há um crescimento ósseo na base do dedão (resposta natural do organismo para tentar diminuir o desgaste da articulação e limitar os movimentos), e os casos mais graves apresentam pontos de crescimento ósseo, que podem incomodar e se tornar dolorosos calos.

 

O que causa o Hálux Rígido?

Essa patologia é causada por sobrecarga e pressão contínua aplicada na cabeça do primeiro metatarso e pode sofrer grande influência de alterações na pisada, principalmente a pronada, devido ao aumento da pressão no lado de dentro do pé, ou do desabamento do arco plantar (pés chatos).

Blog 09 - Hálux Rígido 2

2. Pisada pronada e pé chato

 

Outros fatores, como a obesidade, a idade avançada, deformidades ósseas, lesões da articulação, prática intensiva de atividades físicas com alto grau de impacto ou profissões que exigem grandes períodos em pé, também podem contribuir para o aumento da sobrecarga no dedão e o surgimento do hálux rígido.

 

Sintomas

Os sintomas desta patologia podem vir acompanhados de:

1 – Dor no dedão;

2 – Possível ocorrência de edema (inchaço derivado da retenção de líquidos);

3 – Rigidez na flexão do dedão, que se agrava nos períodos frios;

4 – Dificuldade para andar ou saltar;

5 – Desconforto no uso de calçados que apertam os pés.

 

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico do hálux rígido deve ser feito por médico especializado com base na análise de exames de imagem dos dois pés (para comparar o possível crescimento ósseo ou desgaste da cartilagem). O tratamento para alívio das dores e controle do hálux rígido pode utilizar alguns métodos, como:

– Uso de medicamentos anti-inflamatórios;

– Proteção para a realização de exercícios físicos;

– Alteração no tipo de calçado e uso de palmilhas Pés Sem Dor;

– Imobilização temporária do dedão.

Em casos onde o tratamento conservador não faz efeito, o procedimento cirúrgico poderá ser necessário. Nele, poderá ser feita a fusão entre o primeiro metatarso e o dedão (para evitar a movimentação) ou a retirada da proeminência óssea.

 

Como a palmilha Pés Sem Dor ajuda no tratamento do hálux rígido

As palmilhas Pés Sem Dor auxiliam na diminuição da sobrecarga no primeiro metatarso e na correção das alterações na pisada que possam causar o hálux rígido. Para isso, elas possuem uma elevação no arco plantar e um amortecedor na região do dedão, o que contribui para a eliminação das dores.

Blog 09 - Hálux Rígido 3

3. Palmilha para hálux rígido

 

A Pés Sem Dor possui ainda uma linha de palmilhas feitas com fibra de carbono (material utilizado em carros de corrida e aeronaves de última geração) que ajudam na fixação do dedão no calçado e menor movimentação do hálux durante a caminhada, o que diminui o atrito articular e acaba com as dores provenientes do hálux rígido.

 

Quer saber mais sobre hálux rígido? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!