Metatarsalgia: tratamento e dicas

13 de maio de 2015

Saiba tudo sobre a Metatarsalgia: tratamento e dicas

Quem nunca sentiu aquela dorzinha chata na região anterior aos dedos, na sola do pé? As mulheres são os principais alvos dessa patologia que acomete, principalmente, a cabeça dos metatarsos (aqueles ossos compridos antes dos dedos), devido à sobrecarga e o excesso de pressão aplicada na região.

metatarsalgia tratamento dica

1. Metatarsalgia

 

Se você gosta de usar salto alto, saiba que a saúde dos seus pés está em risco! Esse tipo de calçado distribui desproporcionalmente as cargas recebidas e aplicadas no, jogando todo o peso do corpo em cima dos metatarsos e dedos e contribuem para o desenvolvimento de dores, calos, inflamações e até fraturas por estresse.

 

Tratamento e dicas sobre metatarsalgia

A metatarsalgia pode levar ao desenvolvimento de algumas outras patologias, como o Neuroma de Morton ou o hálux rígido, e, por isso, os tratamentos mais adequados para cada caso deverão ser indicados por um médico especializado. Entretanto, algumas medidas podem ser tomadas para aliviar as dores ou até mesmo evitar que elas existam, como por exemplo:

 

  • Diminuir ou eliminar o uso de salto alto e calçados inadequados

Como já dito, esses tipos de sapatos alteram a mecânica do corpo e redistribui, de maneira errada, as cargas nos pés, o que faz com que haja uma sobrecarga em algumas regiões. Por isso, é fundamental que pessoas com metatarsalgia diminuam a frequência de uso desse tipo de calçados.

metatarsalgia tratamento dica salto alto calçado sapato

2. Salto alto e a sobrecarga nos metatarsos

 

  • Diminuir a intensidade de exercícios físicos

O uso de sapatos inadequados não é o único fator para o desenvolvimento de metatarsalgia. A prática excessiva de atividades físicas de grande impacto, como o futebol ou esportes com salto e corrida, também podem ser vilões para os pés. O ideal é diminuir o ritmo dos treinos e ficar atento quanto aos terrenos em que a atividade está sendo praticada (quanto mais rígido, maiores são os riscos aos pés).

metatarsalgia tratamento dor pé dica sobrecarga metatarso

3. Sobrecarga na cabeça do metatarso

 

  • Perder peso

Claro, essa dica não é útil para todos os casos, mas quem sofre com o sobrepeso precisa diminuir o Índice de Massa Corporal (IMC) para acabar com a sobrecarga nos metatarsos.

 

  • Aplicar gelo

A realização de compressas de gelo por períodos de 15 a 20 minutos pode ajudar no alívio das dores. Mas é sempre importante lembrar que, em casos de dores agudas, o acompanhamento com médico é fundamental, pois pode ser sinônimo de outras patologias mais graves.

 

  • Utilizar as palmilhas Pés Sem Dor

As palmilhas ortopédicas feitas sob medida Pés Sem Dor melhoram a distribuição das pressões nos pés e eliminam a sobrecarga nos metatarsos. Para isso, elas possuem uma elevação na região dos metatarsos (também conhecida como “piloto”) e um amortecedor para absorver os impactos. É recomendado que indivíduos com metatarsalgia usem esse tipo de palmilha para evitar o agravamento das dores.

metatarsalgia tratamento dor pé palmilha pés sem dor

4. Palmilhas para metatarsalgia

 

Quer saber mais sobre metatarsalgia? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!