Neuroma de Morton

15 de julho de 2015

O que é Neuroma de Morton?

Sinônimos de beleza e elegância, os sapatos com salto alto têm presença garantida na vida de qualquer mulher, independente da idade. Entretanto, esse tipo de calçado é um vilão para a saúde dos pés e é o maior responsável por causar o Neuroma de Morton. Mas você sabe o que é essa doença?

1 – Localização do Neuroma de Morton

1 – Localização do Neuroma de Morton

 

O Neuroma de Morton é uma condição na qual há o espessamento de um dos nervos que percorrem o pé (mais especificamente, entre o terceiro e o quarto dedo). Ele é causado devido ao aumento da pressão nessa região e causa o aparecimento de um caroço no pé, fazendo com que o sujeito tenha a impressão de estar “pisando numa pedra”.

Mas você deve estar pensando: qual a relação entre o Neuroma de Morton e o salto? Pois bem, esse sapato faz com que as pressões sejam mal distribuídas no pé e causam a sobrecarga nos metatarsos (ossos que se conectam aos dedos). Da mesma forma, sapatos com bico fino também causam maior compressão dos dedos.

Salto alto

2 – Salto Alto

 

Claro, outros fatores também causar essa patologia, como por exemplo:

– Esportes de alto impacto;

– Joanete, dedos em garra, pé chato ou pé cavo;

– Traumas anteriores.

 

SINTOMAS

A principal reclamação dos portadores de Neuroma de Morton é a presença de um caroço no pé, que causam a sensação de estar pisando numa pedra. Entretanto, outros fatores podem indicar a presença do neuroma, como formigamento, queimação e dormência no pé.

 

TRATAMENTO

O tratamento deste neuroma é baseado na reeducação do paciente quanto ao uso de sapatos com salto alto ou com bico fino, pois eles são os maiores causadores da doença. A aplicação de compressas de gelo, o uso de palmilhas ortopédicas ou a mobilização do pé também podem ser úteis para a redução das dores.

Em casos nos quais o tratamento conservador não surte efeitos, pode ser feita a opção por um procedimento cirúrgico para a remoção do neuroma.

 

PALMILHAS PARA NEUROMA DE MORTON

O uso de palmilhas sob medida Pés Sem Dor é um passo fundamental para o tratamento do Neuroma de Morton: elas possuem uma elevação pouco antes dos metatarsos (que causa a redução da pressão no nervo) e um amortecedor na sola do pé, diminuindo o impacto proveniente da pisada.

3 – Palmilhas com piloto e amortecedor

3 – Palmilhas com piloto e amortecedor

 

Associada ao uso de calçados adequados, a utilização das palmilhas resultam em grandes melhoras no tratamento contra essa patologia.

Quer saber mais sobre neuroma de Morton? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!