O que é hálux rígido?

28 de dezembro de 2016

Antes de falar sobre o Hálux rígido é preciso entender um pouco mais sobre artrose, isto porque esta doença está diretamente relacionada ao problema do dedão (hálux).

A artrose se caracteriza por ser um tipo de artrite, que por sua vez, é a inflamação nas articulações, dentre os tipos de artrite está a artrose. Ela também é conhecida como osteoartrose ou osteoartrite, e tem como implicação o desgaste das cartilagens responsáveis por amenizar o atrito entre os ossos.

Diferença entre um joelho saudável e outro com artrose.

Diferença entre um joelho saudável e outro com artrose.

 

Quando há o atrito demasiado entre os ossos e a cartilagem já está bem desgastada o indivíduo tende a sentir muitas dores, geradas por: inflamação local, inchaço e até limitação de funções.

Esta doença tem predomínio na população acima dos 65 anos. Estudos indicam que a artrose é uma das causas mais frequentes de dor do sistema musculoesquelético e de incapacidade para o trabalho no Brasil e no mundo. Há algum tempo atrás ela era tratada como uma doença progressiva, de evolução arrastada, sem perspectivas de tratamento, encarada por muitos como processo natural de envelhecimento. Hoje, no entanto, é vista como uma complicação em que é possível modificar o seu curso evolutivo, tanto em relação ao tratamento sintomático imediato, quanto ao seu prognóstico.
 

HÁLUX RÍGIDO
Dito sobre a artrose, vamos ao que diz respeito sobre o hálux rígido. Como citado anteriormente, este problema tem relação direta com a artrose, ou melhor, o hálux rígido é, de fato, a artrose que ocorre na articulação metatarsofalangeana responsável por ligar o dedão (hálux) ao pé. Esta doença tem por consequência a perda do movimento no tendão, deixando-o rígido e dolorido.

Como trata-se de um tipo de artrose, é comum aparecer durante a idade avançada. Essa patologia é a forma mais comum de artrose do pé e tornozelo. Vale lembrar que não existe uma cura para o hálux rígido ou qualquer outro tipo de artrose, porém existem tratamentos eficazes para o retardo e alívio da doença.

Além da idade, este problema pode ter relação com antecedentes familiares, traumas e atividades físicas muito intensas durante a vida. Apesar de atingir o dedão do pé, os sintomas do hálux rígido não causam um desvio do dedão para cima dos outros dedos, como ocorre no joanete, por exemplo.

Como veremos mais para frente em detalhes, o tratamento sempre se inicia de forma conservadora e pode ajudar em qualquer estágio, porém, com o passar do tempo e com a evolução da doença, a cirurgia pode ser necessária.
 

CAUSAS DO HÁLUX RÍGIDO
O hálux rígido pode estar associado à diversos fatores, como:

  • Traumas locais que podem ocorrer ao longo da vida e afetar a articulação ou a cartilagem, acelerando o processo de degeneração;
  • Pronação excessiva e/ou pé plano [1], que sobrecarregará a parte mais medial do pé, onde está o dedão;
  • Variações anatômicas como: primeiro metatarso longo ou elevado, e hipermobilidade.

 

1. Pronação e pé plano.

1. Pronação e pé plano.

 

Além desses fatores, a doença também pode se desenvolver com algumas doenças sistêmicas, como a artrite reumatóide, gota e alterações genéticas.
 

PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DO HÁLUX RÍGIDO
Como o hálux rígido trata-se de um tipo de artrose, estamos falando em uma doença degenerativa e progressiva, isto é, aos poucos ela se desenvolve causando cada vez mais danos. Por isso é comum o indivíduo começar a sentir dores pequenas em atividades que antes não as sentia. Outro aspecto em que é possível perceber os sintomas da doença é uma leve rigidez em clima frio, além de problemas com calçados moles.

Conforme a evolução da patologia é possível notar, também:

  • Inchaço, vermelhidão e dor na região, mesmo em repouso;
  • Alteração do modo de andar, tirando o apoio dessa região e sobrecarregando outras;
  • Rigidez severa ou perda de movimento do dedão;
  • Dificuldade em encontrar calçados que não incomodem.

Segundo Kravitz, o hálux rígido pode ser classificado em quatro estágios que representam o estágio da degeneração. São eles:

Classificação do hálux rígido em quatro estágios.

Classificação do hálux rígido em quatro estágios.

 

Veja também, na figura abaixo, como os ossos do dedão sofrem mudanças de acordo com os estágios:

Evolução do hálux rígido em quatro estágios.

Evolução do hálux rígido em quatro estágios.

 

COMO TRATAR E PREVENIR O HÁLUX RÍGIDO
Como já mencionado anteriormente, não existe uma cura para as complicações geradas pela artrose. Mas alguns tratamentos funcionam com o intuito de desacelerar a evolução da doença. É importante ressaltar que como trata-se de uma doença progressiva e degenerativa, o quanto antes o paciente procurar tratamento menos sintomas aparecerão e o tratamento será mais efetivo. Postergando assim, a necessidade de cirurgia.

Veja abaixo alguns dos tratamentos com maiores índices de sucesso:

      • Uso de palmilhas ortopédicas Pés Sem Dor;
      • Diminuição das atividades que possam acelerar o avanço da doença, como corrida e saltos;
      • Adaptação para calçados que reduzam os movimentos do dedão;
      • Fisioterapia, que reduzirá os sintomas e melhorará a estabilidade da articulação.

 

Dicas para aliviar as dores do hálux rígido

      • Submersão em balde de água com gelo para alívio da dor e controle da inflamação. Nunca ultrapassar 20 minutos de aplicação;
      • Remédios, com prescrição médica, ajudam a diminuir os sintomas;
      • Sapatos com solados mais rígidos, que diminuem a sobrecarga da articulação afetada. Isso porque fazem o pé andar como um bloco, não sobrecarregando o dedão.

Ainda visando o alívio das dores, o uso de palmilhas produzidas a partir de fibras de carbono é indicado quando em casos nos quais a movimentação do dedão contribui para o agravamento dos incômodos do hálux rígido.
 

COMO A PALMILHA PÉS SEM DOR ATUA NO HÁLUX RÍGIDO
A palmilha Pés Sem Dor acomoda o arco, o pé e o hálux, promovendo mais conforto ao caminhar e dando maior estabilidade no passo. Dessa forma, a primeira articulação metatarsofalangeana (local do desgaste) é menos sobrecarregada e se movimenta menos, aliviando os sintomas. Além disso, a palmilha possui um amortecedor na região do hálux, o que permite maior mobilidade dele e maior conforto.

 

PALMILHA DE FIBRA DE CARBONO PÉS SEM DOR
Por serem feitas de um material forte e não maleável, as palmilhas Pés Sem Dor de fibra de carbono são recomendadas para alguns casos onde é necessária uma restrição da movimentação dos pés. A fibra de carbono é a tecnologia usada nas mais modernas aeronaves e carros de fórmula 1. As palmilhas produzidas com esse material são leves e finas (4mm de espessura), ideais para maior parte dos calçados brasileiros.
 

CIRURGIA PARA HÁLUX RÍGIDO
Quando os tratamentos conservadores não forem suficientes no combate a patologia, significa que a doença já está em um nível muito elevado, neste caso se faz necessário o procedimento cirúrgico.

Confira algumas das cirurgias mais utilizadas para resolver o problema:

      • Artrodese da articulação [5]: é a mais utilizada e consiste em fixar a articulação, parafusando um osso no outro. Nesse tipo de cirurgia, a dor diminuirá ou desaparecerá, mas o paciente perderá os movimentos do dedo.
      • Osteotomias [6]: consiste em retirar as partes dos ossos que estão bloqueando e diminuindo o espaço da articulação.
      • Artroplastia: ainda pouco utilizada, consiste na substituição da cartilagem.

 

5. Cirurgia de artrodese.

5. Cirurgia de artrodese.

 

6. Osteotomia para retirada de partes ósseas.

6. Osteotomia para retirada de partes ósseas.