Palmilha para perna menor que a outra

 em Bem estar, Cuidados, Dor nos pés, Estudos e pesquisas, Evitar dores, Geral, Palmilhas, Patologias, Pés Sem Dor, Saúde

Palmilha para perna mais curta é utilizada quando uma pessoa tem uma das pernas menor que a outra, chamamos de diferença de membros. Até mesmo nos casos mais discretos, essa desigualdade pode ocasionar desalinhamentos e dores, principalmente para os praticantes de atividades físicas repetitivas e/ou de impacto.

Como identificar a diferença de membros

Um dos casos de diferença de membros mais marcantes é quem tem uma perna menor que a outra ou perna maior que a outra. Uma a cada dez pessoas sofrem com esse problema.

A dismetria das pernas são classificadas em três níveis, discreta, moderada ou grave.

Imagem ilustrativa mostrando a classificação da diferença de membros por tamanho.
Classificação da diferença de membros por tamanho

Se não tratada, até a menor das desigualdades podem trazer dores indesejadas, não apenas nos pés, mas por todo o corpo.

Tratamento da Dismetria

Para identificar e tratar a dismetria alguns exames são essenciais, principalmente aqueles que fazem imagens das diferenças. Entre os principais, podemos citar:

  • Escanometria;
  • Raio-x
  • Avaliação do sistema locomotor com Scanner 3D;

O tratamento deve ser feito o quanto antes e a melhor forma de tratar quem tem uma perna menor que a outra é utilizando palmilhas ortopédicas.

Mas não pode ser qualquer palmilha. Palmilhas genéricas vendidas em farmácias não ajudam em nada nesses casos, não possuem a regulagem necessária para sincronizar as duas pernas.

Palmilhas para uma perna menor que a outra devem ser feitas sob medida e de forma personalizada, para que a ocorra a compensação necessária entre as pernas.

Como as palmilhas atuam?

A palmilha Pés Sem Dor compensa a diferença de altura com uma elevação no retropé e, consequentemente, realinha todo o corpo e elimina todas as dores, além de prevenir a progressão dos desalinhamentos.

Imagem de uma criança que tem uma perna maior que a outra
Criança com uma perna maior que a outra.
Imagem de uma criança que tem uma perna maior que a outra com as palmilhas pés sem dor
Alinhamento das pernas com a palmilha Pés Sem Dor.

A compensação pode ser feita integralmente (de acordo com a diferença de membros) ou pode ser feita de forma progressiva, para que o corpo se adapte à correção.

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry needling pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita