Pilates e as dores nos pés

28 de junho de 2017

Como o pilates pode ajudar a reduzir as dores nos pés?

As dores nos pés são quase que rotineiras para a maioria da população. Entre as partes do , a sola é uma das mais afetadas.

Exigida a todo o momento, a sola exerce diversas funções essenciais para o corpo humano. Distribuição de carga, equilíbrio e amortecimento de impacto são alguma das atividades que a sola é responsável.

Fascite plantar e altura do arco (pé cavo e pé chato) são as principais patologias que envolvem a região da sola do pé.

 

Imagem ilustrativa de um pé cavo e um pé chato.

Variações do arco: pé chato e pé cavo

 

Outra patologia muito recorrente que está relacionada a problemas na sola do pé é o esporão de calcâneo, que muitas vezes é erradamente diagnosticado como fascite plantar.

MAS, E O PILATES?

O pilates é mais uma semelhança entre as patologias, além de estarem ligadas à sola do pé, o tratamento passivo e contínuo via pilates pode ser a solução para as dores provenientes desses casos.

Os exercícios vão aliviar a tensão dos pontos de dores, distribuir a carga corretamente e corrigir possíveis problemas de má postura.

Além do pilates, exercícios caseiros como massagens na área de dor, pressionar o pé sobre uma bolinha de tênis ou garrafa da água também aliviam as dores.

 

Massagem na sola dos pés

Massagem na sola dos pés

 

Alguns produtos de pilates, para você complementar os exercícios da aula em casa podem ser comprados aqui: Site dos Pés.

PALMILHAS ORTOPÉDICAS

As palmilhas da Pés Sem Dor também é uma forma de tratamento em comum, porém cada patologia possui sua palmilha específica e feita sob medida.

Com a palavra, o Fisioterapeuta

Para saber mais sobre fascite plantar, confira o vídeo:

Para saber mais sobre esporão de calcâneo, veja o vídeo:

Mais vídeos sobre patologias estão no nosso canal, basta clicar aqui para conferir.