Rachadura no calcanhar

22 de julho de 2015

Você cuida bem do seu pé? Costuma passar hidrante com frequência e procura sempre estar calçado com algum tênis ou chinelo confortável? Não? Saiba que você pode estar comprometendo a saúde do seu pé e deixando-o vulnerável a rachaduras! Descubra de uma vez por todas como prevenir ou tratar esse incômodo!

Rachadura no calcanhar

1. Rachadura no calcanhar

Assim como o resto do corpo, a pele que reveste o pé é constituída por 3 camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme. Quando há algum atrito ou aumento de pressão na região, a camada mais externa (epiderme) é comprometida e o organismo, numa tentativa de proteger o corpo, “engrossa” a pele.

Como consequência, além de ficar mais rígida e grossa, há também o ressecamento da região e, caso o indivíduo não se atente, podem surgir fissuras e rachaduras. Curiosamente, as mulheres são o principal público-alvo desse incômodo que afeta, com maior frequência, o calcanhar.

Outros fatores que podem causar rachaduras estão relacionados com alterações na pisada, hereditariedade, diabetes, alterações climáticas, falta de hidratação e andar descalço com regularidade.

 

COMO PREVENIR E TRATAR AS RACHADURAS?

Para prevenir as rachaduras é importante manter bons cuidados com os pés, desde a higienização correta da região até o consumo de alimentos saudáveis e hidratação constante. Após o aparecimento das fissuras é importante seguir algumas dicas:

1- Passe creme e/ou óleos para hidratar a região e diminuir o atrito durante as caminhadas; Beba água regularmente e mantenha uma boa alimentação para melhorar o condicionamento do organismo;

2- Utilize uma pedra-pomes ou uma lixa para tirar o excesso de pele. Esse procedimento deve ser realizado quando a pele estiver mole (após o banho ou deixando a pele “de molho” em uma vasilha com água morna). É preciso ter cuidado: não se deve raspar muito a região, pois a epiderme poderá ficar fina, sensível e susceptível a cortes ou lesões;

3- Evitar ficar em pé por longos períodos de tempo;

4- Perder peso pode ser útil em alguns casos, pois irá diminuir a pressão nos membros inferiores, principalmente no calcanhar;

6- Fazer acompanhamento com podólogo, pois ele saberá indicar os melhores procedimentos para o tratamento correto das rachaduras.

7- Utilizar palmilhas Pés Sem Dor para diminuir as sobrecargas no pé, principalmente no calcanhar.

É importante prestar atenção após o aparecimento das rachaduras, pois elas podem atingir os nervos da derme e causar sangramento. Caso isso ocorra, deverá ser feita a proteção da área com bandagens e esparadrapos.

 

COMO A PALMILHA PÉS SEM DOR PODE AJUDAR?

As palmilhas Pés Sem Dor são grandes auxiliares para a prevenção e o tratamento das rachaduras no calcanhar, pois elas propiciam uma melhor distribuição das pressões no pé.

Palmilha para rachadura no calcanhar

2. Palmilha para rachadura no calcanhar

Para isso, elas são fabricadas com uma elevação no calcâneo (que ajuda a diminuir a carga no calcanhar), um amortecedor na sola, para evitar os impactos na região durante a caminhada e uma proteção chamada Heel cup (em formato de U para proteger o calcanhar).

 

Quer saber mais sobre rachadura no calcanhar? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!




Sorteio encerrado “O salto alto e a mulher brasileira”. Clique aqui e saiba quem são as 6 ganhadoras!