Saiba como identificar a Gota

22 de setembro de 2015

Entenda como identificar a Gota

A gota, também conhecida com artrite gotosa, é uma variedade de artrite que se caracteriza pela inflamação das articulações devido a concentrações muito elevadas de ácido úrico no sangue.

Essa substância é produzida naturalmente pelo organismo e é resultado do metabolismo das purinas (proteínas encontradas em diversos alimentos). Quando o ácido úrico se acumula são formados cristais, que podem se depositar nas articulações e causar a inflamação das mesmas.

Gota

1. Gota

 

Causas

Em nosso corpo, os responsáveis pela excreção do ácido úrico são os rins. Quando esses órgãos, por algum motivo, não funcionam bem, a excreção do ácido pode ser dificultada, levando à gota. Além disso, é possível que o organismo produza uma quantidade muito maior de ácido úrico do que os rins (mesmo com perfeita funcionalidade) são capazes de eliminar, aumentando a probabilidade de ocorrer a artrite gotosa. Outro fator que pode ocasionar a doença é a ingestão de determinados medicamentos diuréticos, que elevam os níveis de ácido úrico na corrente sanguínea.

Sinais e Sintomas

Pacientes com gota frequentemente relatam fortes dores e queimação nas articulações acometidas, além de apresentarem inchaço, vermelhidão local e dificuldade no movimento articular.

Tratamento

É de extrema importância que a gota seja tratada assim que diagnosticada, caso contrário, podem ser desencadeadas complicações mais sérias, como cálculos renais e insuficiência renal crônica. Além disso, sem o tratamento adequado, a doença pode se tornar crônica, de modo que o intervalo entre as crises tende a diminuir e as dores tornam-se ainda mais intensas.

Somente quem convive com a gota sabe como ela pode ser incômoda e dolorosa e, frequentemente, ocorrem crises repentinas. Mas existem algumas providências que podem ser tomadas para controlar os efeitos dessa patologia e promover uma melhor qualidade de vida, como:

  • Evitar alimentos ricos em purinas, tais como embutidos, condimentos, vísceras e alguns tipos de peixe;
  • Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Beber bastante água, para ajudar o organismo a eliminar o ácido úrico;
  • Uso de medicações, segundo prescrição médica;
  • O médico também pode injetar cortisona diretamente na articulação inflamada para aliviar as dores.

Como a palmilha Pés sem Dor pode ajudar?

A gota pode gerar inchaços e protuberâncias nas articulações. Para aliviar os sintomas e contribuir com o bem-estar do paciente, as palmilhas sob medida Pés Sem Dor melhoram a distribuição das pressões plantares, de modo a ajudar a evitar a progressão da doença.

Palmilha com arco

2. Palmilha com arco