Tamanho do calçado

1 de abril de 2015

Como escolher o tamanho correto do calçado 

Atualmente, o mercado de calçados é muito diversificado e existem inúmeros modelos, tipos, formas, materiais e sistemas de medição, mas qual é o sistema utilizado no Brasil? E como podemos fazer a medição correta para uma compra à distância, por exemplo, sem correr o risco de receber um produto que não sirva?

As compras pela internet crescem cada vez mais, e, com essa ferramenta, podemos fazer compras em qualquer lugar do mundo. Porém, os problemas eventualmente aparecem, e muitas vezes podemos receber um calçado que não nos cabe perfeitamente.

Quando realizamos uma compra à distância, não podemos experimentar o calçado para sentir como fica. Para evitar problemas, vamos ensinar como são feitas as medidas e dar algumas dicas para a escolha do tamanho correto do calçado.

 

Comprimento dos calçados X comprimento dos pés

O nosso pé é uma estrutura muito flexível, que recebe a carga do nosso corpo e se adapta aos terrenos para podermos nos locomover. Durante o caminhar, os pés alteram o formato e o tamanho, dependendo do terreno que está em contato, por isso os calçados precisam ser maiores que os pés.

Normalmente, os sapatos sociais são, no mínimo, 7mm maiores que o nosso pé; e os tênis, no mínimo, 15mm maiores, para os pés terem espaço de adaptação e conforto dentro desses calçados.

 

Como medir os pés

Toda medida de calçado é baseada no comprimento dos pés, por isso a primeira coisa que precisamos conhecer para saber o tamanho do calçado é o comprimento dos pés. Faça essa medida sempre à noite, quando os pés estão mais inchados, e com uma meia. Fique em pé sobre uma folha de papel e risque o contorno do pé com um lápis, certificando-se que o lápis esteja sempre perpendicular à folha, e meça o comprimento com uma régua e subtraia 5mm, que é a medida do lápis. Meça os dois pés e use sempre a maior medida como referência.  Sempre é indicado fazer com auxilio de outra pessoa.

tamanho sapato calçado

1. Medida dos pés

 

Sistemas de tamanhos de calçados

Depois de conhecer a medida dos seus pés, faremos a relação com a numeração exata, através de uma tabela de conversões dos sistemas de tamanho dos calçados. Existem inúmeras tabelas de conversão, elas dependem do fabricante, do país, e muitas não são confiáveis. Abaixo temos a publicação ISO/TS 19407/SC Footwear – Sizing-Conversion of International Sizing System, que abrange vários sistemas de numeração de calçado, e é uma fonte confiável.

tamanho sapato tabela medida

2. Tabela de conversões dos sistemas de tamanho dos calçados

 

 

Essa tabela mostra vários sistemas de tamanhos de calçados e sua relação com a medida dos pés em centímetros, vamos conhecê-los:

  1. Sistema brasileiro (BR): É sistema europeu menos dois números em todos os tamanhos.
  2. Sistema europeu (EUR):Chamado de Paris point. Cada número representa um intervalo de 6,6 mm.
  3. Sistema inglês (UK): Cada número representa um intervalo de 1/3 polegada (8,46 mm).
  4. Sistema americanotradicional: É parecido com o sistema inglês e possui diferenciação entre homens, mulheres e crianças.
  5. Sistema Mondopoint:É o sistema utilizado na China e Japão, no exército de NATO e para botas de esqui. O sistema especifica o tamanho de acordo com a dimensão do pé e para qual sapato serve.
  6. CM – Centímetros: Normalmente, os calçados se encontram com o comprimento da forma utilizada para a fabricação em centímetros. É o sistema mais lógico e fácil de entender. Esse sistema é utilizado pela Pés Sem Dor para determinar o tamanho das palmilhas a serem fabricadas.

 

Como escolher o calçado ideal

Já temos as medidas dos nossos pés e a relação com o tamanho do calçado em diversos sistemas de medição, pela tabela apresentada. Agora é só escolher o modelo, e a chance da sua compra à distância dar errado já é muito pequena.

 

E se o tênis que eu comprei não servir?

Você fez a sua compra de calçado à distância e, quando o calçado chegou, ficou apertado ou muito largo. Isso acontece pois as medidas das formas que os calçados são produzidos podem ter uma pequena variação ou o fabricante do qual você comprou não obedece as regras dos sistemas de medição.

Todas as informações que passamos foram baseadas nas melhores referências internacionais de fabricação de calçado e consideramos que os fabricantes respeitam essas regras. Porém, em todas as compras feitas fora do estabelecimento comercial (internet, catalogo, domicílio, internet, etc) o consumidor tem o direito de se arrepender e desfazer o negócio em até 7 dias depois do recebimento do produto, mesmo sem ter uma justificativa.

Agora você tem todas as ferramentas para realizar uma compra de calçados à distância, com as medidas certas e a garantia que o calçado ficará perfeito nos seus pés.

 

Quer saber mais sobre o tamanho dos calçados? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!