Dor na canela causas

A canela é o osso mais espesso e longo da perna. Esse osso, assim como todos os outros, são envolvidos (na parte externa) por uma estrutura fibrosa e inervada chamada periósteo, que é a responsável pela proteção e nutrição do osso, podendo ajudar também como um ponto de fixação para os músculos.

Essa é uma região suscetível a diversas dores e patologias. Principalmente para praticantes de atividades físicas regulares, como corredores por exemplo.
 

Imagem ilustrativa mostrando o periósteo da tíbia.

Periósteo

CAUSAS DE DOR NA CANELA

Entre os fatores que podem ocasionar dores na canela estão:

  • Desalinhamento na pisada: Indivíduos com pisada pronada tendem a obter dores na região da canela devido a uma sobrecarga no corpo.
  • Altura do arco plantar: Tanto indivíduos com pé chato como com pé cavo tendem a possuir dores na canela, ao correr, o músculo tibial posterior faz mais força para sustentar o arco do pé e como consequência pode causar uma inflamação do periósteo da tíbia, a canelite, já que as estruturas da região (tanto ossos quanto músculos) ficam sobrecarregadas.
  • Sobrecarga: Neste caso a sobrecarga está associado ao excesso de uso da estrutura, normalmente essa condição está relacionada à esportistas.