Dor no metatatarso

A metatarsalgia é uma inflamação que ocorre na região do antepé, onde estão localizados os 5 ossos metatarsos, que se conectam com os dedos e com os ossos cubóide e cuneiformes.

A dor no metatarso é gerada principalmente por aumento de pressão. É mais frequente em praticantes de atividade física com moderado e alto impacto (como por exemplo, corridas e esportes com salto), uso de salto alto e pisada errada.
 

Dor no metatarso

Dor no metatarso

  • Pisada Errada: Durante o andar realizamos 3 fases e com uma sequência fisiológica ( 1 retropé – que é o apoio do calcanhar, 2 mediopé e 3 antepé – a ponta do pé), por alguns motivos mudamos essa sequência do andar, assim, aumentando as pressões em regiões que não suportam, por exemplo: 1 fase de apoio ao invés de ser o retropé, apoia o antepé, sobrecarregando os ossos metatarsos.
  • Corredores: Durante a corrida, o peso corporal aumenta cerca de 300%, levando assim um impacto maior nas regiões do retropé (calcanhar) e antepé (principalmente metatarsos e hálux).
  • Salto Alto: o salto muda a descarga de pressão fisiológica do corpo, diminuindo no calcanhar (osso de maior calibre do pé, responsável por suportar 60% da pressão) e aumentando nos metatarsos (ossos responsáveis por suportar 40% da pressão).