LiveZilla Live Help

Dores nos calcanhares

O calcanhar está localizado na região posterior do pé, conhecido também como retropé, e formado pelo osso calcâneo. Este osso é um dos mais resistentes do pé, é responsável por suportar 60% do peso corporal e realiza o primeiro impacto durante o andar ou correr.
 

Dores fortes no calcanhar

Dores fortes no calcanhar


 

Mesmo sendo o osso mais resistente do pé, vários fatores internos e externos podem proporcionar dor por causar inflamação local.

Geralmente, as inflamações e dores nos calcanhares ocorrem mediante a ação do fator externo e a reação do fator interno, por exemplo: um indivíduo que pratica esporte de salto promove muita pressão e impacto na região do osso calcâneo.

Por causa desse fator externo, o organismo começa a aumentar o depósito de cálcio local a fim de fortalecer a região, para não acontecer fratura por estresse. Este mecanismo ocorre não só com indivíduos que realizam esporte de impacto, mas também com pessoas que colocam muita pressão na região do osso calcâneo ao andar.

Assim sendo, a causa mais frequente de dores nos calcanhares é o esporão de calcâneo.

  • Esporão de calcâneo: é a presença de uma espícula óssea na região do osso calcâneo. Isso ocorre quando há um depósito de cálcio inadequado na região. Muitas vezes, o esporão de calcâneo causa a fascite plantar, por a espícula óssea causar atrito com a fáscia plantar.
Sorteio encerrado “O salto alto e a mulher brasileira”. Clique aqui e saiba quem são as 6 ganhadoras!