LiveZilla Live Help

Dores tornozelos

As dores tornozelos são muito comuns em pessoas que praticam esportes de impacto, pisam de forma errada, tem artrose ou que sofrem entorses com frequência.
 

Dor no tornozelo

Dor no tornozelo

Para entender como ocorre a dor nos tornozelos, é necessário entender como funciona essa articulação e depois como agem as causas citadas a cima.

O tornozelo é formado por 3 osso: os ossos Tíbia e Fíbula, que são estruturas da perna, e o osso Tálus, que é estrutura do pé. Esta articulação realiza os movimentos: pé para cima, para baixo, para o lado de dentro e para o lado de fora. Estes movimentos são realizados a partir das estruturas moles como os músculos e tendões.

Essa articulação sofre impactos que vem do chão e do corpo e sofre diretamente com alterações que ocorrem nas articulações dos pés.

Por causa dessas particularidades, ocorrem facilmente inflamações e dor na articulação do tornozelo. Abaixo estão às causas mais comuns:

  • Artrose: a doença degenera as cartilagens;
  • Esporte de impacto: há muitos esportes que geram muito impacto não só nos pés, mas também em todas ar articulações do corpo, por exemplo: salto, basquete, futebol americano, corrida, entre outros;
  • Pisada: temos 3 tipos de pisada – Neutra, Supinada, Pronada. Quando supinamos, forçamos as estruturas dos tornozelos do lado de fora e quando pronamos, forçamos as estruturas dos tornozelos do lado de dentro;
  • Entorses: quando o indivíduo torce os pés, ocorre um estresse muito intenso nas estruturas moles e rígidas da articulação.