LiveZilla Live Help

Esporão de calcâneo causa

O esporão de calcâneo não é um problema que pode ser facilmente identificado, ele normalmente está relacionado com a fascite plantar, mas quando é diagnosticado, já existia há pelo menos seis meses.

Ele é caracterizado pelo crescimento de uma espícula óssea localizada na região do calcâneo (osso do calcanhar). Ocorre devido a tração exacerbada da fáscia no calcâneo, que faz com que o corpo deposite cálcio nesse local.

Estima-se que uma em cada dez pessoas apresenta o esporão, dentro da população brasileira.
 

Esporão de calcâneo

Esporão de calcâneo

O QUE CAUSA ESPORÃO DE CALCÂNEO

Os principais fatores de risco do esporão de calcâneo estão relacionados com a rigidez e a tração exacerbada da fáscia no calcâneo. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como:

  • Aumento da intensidade de treinos ou início abrupto de atividades de alto impacto (como a corrida), que sobrecarregam e aumentam a rigidez da fáscia e criam muita tração na área do esporão, aumentando a probabilidade do seu aparecimento.
  • Calçado inadequado para prática esportiva (solado muito duro) [1].
  • O excesso de peso (sobrepeso), que sobrecarrega o pé e o calcanhar.
  • Tipos de pés, como pés cavos e pés muito planos, que não têm eficiência para amortecer o impacto adequadamente. O pé cavo por ser muito rígido e o pé plano por ser desabado.

 

Pé cavo

2. Pé cavo

Pé plano

3. Pé plano

Sorteio encerrado “O salto alto e a mulher brasileira”. Clique aqui e saiba quem são as 6 ganhadoras!