LiveZilla Live Help

O que causa calos nos pés

Diariamente nossos pés estão sujeitos a pressões, não apenas por sustentarem o corpo, mas também por conta de uma série de estímulos externos (como atrito e hiperpressão local) a que são expostos. Devido a isso, o próprio organismo causa o espessamento das camadas da pele em uma tentativa de se proteger. Surgem assim, os calos nos pés. Na maior parte dos casos, os calos não causam dor, mas, sem dúvidas, tendem a ser bastante desconfortáveis.

As regiões do pé com maior probabilidade de desenvolver calos estão sobre proeminências ósseas: na sola do pé (devido à hiperpressão) e na parte de cima dos dedos (por ser uma região que habitualmente sofre atrito com o calçado).

o-que-causa-calos-nos-pes

Os fatores mais comuns relacionados ao surgimento de calos nos pés são:

  • Uso de calçados inadequados: tanto por serem muito largos ou muito estreitos, pois de ambas as formas a tendência é um aumento do atrito do pé com o calçado;
  • Tipos de pisada: pisadas desalinhadas causam uma distribuição diferente das pressões plantares, de modo que estas são mais concentradas em determinadas regiões e, consequentemente, podem levar ao desenvolvimento de calos;
  • Patologias específicas, como dedos em garra e dedos em martelo;
  • Tipo de ocupação do indivíduo: se a ocupação exigir períodos maiores em pé, exercícios intensos ou longas caminhadas, pode haver um aumento significativo de atrito com o calçado e pressões ainda maiores.
  • Doenças vasculares ou endócrinas.
Sorteio encerrado “O salto alto e a mulher brasileira”. Clique aqui e saiba quem são as 6 ganhadoras!