LiveZilla Live Help

Osteocondrite causas

A osteocondrite é uma doença que afeta a cartilagem de crescimento que reveste e protege o osso do atrito. Esta patologia pode afetar qualquer articulação do nosso corpo e para cda local acometido é dado um nome diferente.

Quando a cartilagem de crescimento é lesionada, seja por tração exagerada, traumas ou outros fatores desconhecidos, há uma falha no seu funcionamento e o crescimento ósseo fica prejudicado, o que pode causar o desenvolvimento de uma proeminência na região acometida.

Em casos extremos, pode haver o desprendimento de partes da cartilagem e a migração para o lado de dentro da articulação (corpos livres), levando à ocorrência de dores e limitação de movimento.
 

Imagem ilustrativa representando a lesão na cartilagem do joelho causada pela osteocondrite.

Lesão na cartilagem de crescimento do joelho.

CAUSAS DA OSTEOCONDRITE

As origens do aparecimento da osteocondrite ainda são desconhecidos. Os estudos realizados ainda são controversos quanto às causas que podem levar ao desenvolvimento da osteocondrite.

Alguns pesquisadores acreditam que a causa da osteocondrite pode ser alguma alteração circulatória que faz com que a cartilagem perco o suprimento sanguíneo necessário.

Entre outras prováveis causas da patologia, também estão:

  • Degeneração da epífise e dos núcleos de ossificação;
  • Traumas, lesões por estresse ou impactos repetitivos na articulação;
  • Desalinhamentos nos menbros inferiores (joelho valgo ou varo);
  • Hereditariedade e genética do indivíduo.