LiveZilla Live Help

Tendinite de calcâneo causa

Tendinite de calcâneo é uma condição degenerativa que afeta o tendão do calcâneo (antes chamado de tendão de Aquiles). Esses tendões são formados por um tecido fibroso responsável pela transferência de força dos músculos para os ossos.
 

Tendinite de calcâneo

Tendinite de calcâneo


 

Essa patologia acomete principalmente aqueles que praticam com certa frequência atividades físicas. Uma evidência disso é que de todos os pacientes que apresentam esta patologia, 70% são praticantes de atividades físicas, e, 9 em cada 10 destes são corredores.

A tendinite de calcâneo causa alterações no alinhamento das fibras, gerando microrrupturas e o desgaste da estrutura fibrosa, ela normalmente acomete 2 a 6 centímetros acima do osso do calcâneo, que é uma zona com vascularização reduzida (chamada de tendinite não-insercional).

Também pode atingir a junção do tendão com o osso calcâneo (chamada de tendinite insercional), esse tendão ficará mais encorpado e o paciente apresentará dor durante a palpação.

O QUE CAUSA A TENDINITE DE CALCÂNEO

Entre as principais causas da tendinite de calcâneo, podemos relacionar treinos muito intensos ou excesso de carga que gera uma tensão maior do que o tendão pode suportar, a lesão ocorre porque o tempo de recuperação torna-se menor que o necessário. Da mesma forma, alterações da mecânica e da pisada (como as pisadas pronada ou supinada) causam desalinhamento dos pés e as forças exercidas no tendão são mal distribuídas, também levando à lesão.

Outros fatores também contribuem para o surgimento da tendinite de calcâneo, como:

  • O uso de calçados inadequados;
  • O aumento na intensidade ou alteração de treino;
  • Sobrepeso;
  • A falta de flexibilidade;
  • Os traumas repetitivos.
Sorteio encerrado “O salto alto e a mulher brasileira”. Clique aqui e saiba quem são as 6 ganhadoras!