Cirurgia arco do pé

O arco é uma parte essencial não só do pé, mas do corpo como um todo. Sendo responsável pela sustentação e distribuição do peso corpo.

É no arco do pé que ocorre uma das anomalias mais comuns, a variação do arco. A altura do arco do pé se dá durante a infância, quase sempre sendo hereditária.

Existem dois tipos de dessa variação, o pé chato e o pé cavo. O pé chato apresenta uma grande diminuição do arco, tendo mais casos com relato de fortes dores. Já no pé cavo, ocorre o aumento no arco longitudinal medial.

As principais razões da dor nessa região estão ligadas a sobrecarga, calçados inadequados e a excessiva prática de exercícios físicos.

 

Imagem ilustrativa mostrando a diferença entre o pé chato e o pé cavo.

Diferença entre o pé chato e o pé cavo.

CIRURGIA

Na grande maioria dos casos não é necessária a cirurgia para os casos de pé chato ou pé cavo, mas em casos mais extremos, mais recorrentes nos pés chatos, existe a necessidade da cirurgia.

O procedimento cirúrgico para esses casos podem precisar de até seis fases para a total correção da variação. A recuperação é longa e costuma ser bem dolorosa.

Outro caso que afeta o arco do pé e requer a cirurgia em alguns casos é a fascite plantar. Lesão que afeta quase que toda a sola do pé e ocorre devido a uma inflamação na fáscia plantar.