LiveZilla Live Help

Cirurgia artrite

A artrite é uma doença que está relacionada a inflamações nas articulações (estas, as mais comprometidas pela doença). É de extrema importância que o indivíduo com artrite procure um médico ou fisioterapeuta especializado para tratar do problema.
Cabe ressaltar que os procedimentos médicos usados funcionam apenas para tratar e aliviar os sintomas da artrite, isto porque, esta doença é incurável, bem como suas deformidades ao longo do tempo.
 

Joelho com artrite

Joelho com artrite

 

Cirurgia artrite

Em alguns casos os tratamentos não funcionam e a pessoa continua com os sintomas da artrite. Isto ocorre porque o estágio da doença já está muito avançado no paciente. Normalmente ocorre quando o paciente não consegue realizar as atividades básicas do dia a dia, devido à dificuldade da realização dos movimentos. Nessa situação, um cirurgião ortopedista precisa indicar a cirurgia. Ao decidir sobre o tipo de cirurgia, o médico e o paciente terão em conta o tipo de lesão, a sua gravidade, e a condição física do paciente.
Para cada caso existe um tipo de cirurgia que é mais adequado. As cirurgias mais comuns nessas situações são:

  • A remoção da sinóvia (líquido transparente presente nas articulações) doente;
  • Artroplastias (próteses): cirurgia para substituir a articulação, o que pode ser uma substituição parcial ou total;
  • Substituição da cartilagem doente por cartilagem saudável retirada do próprio paciente;
  • Artrodese – Fusão das extremidades ósseas da articulação. Esse procedimento cirúrgio somente é indicado em casos de doença isolada da articulação;
  • Osteotomias peri-articulares, isto é, cortes nos ossos, que permitem mudar o posicionamento articular.
Sorteio encerrado “O salto alto e a mulher brasileira”. Clique aqui e saiba quem são as 6 ganhadoras!