Cirurgia lateral do pé

A lateral do pé é a parte de fora, área correspondente do dedinho até o calcanhar. Sendo composta principalmente por ossos, ligamentos e tendões.

Existem três lesões principais que acometem essa área com mais frequência, são:

  • Fraturas por estresse: Ocorrem quando um osso fratura, normalmente, devido à excessiva prática esportiva. As dores costumam aparecer de forma mais leve, mas vão aumentando gradativamente caso não tratadas.
  • Torção: Lesão recorrente em atletas. Costumam ocorrer no momento da prática esportiva ou simplesmente por andar em terrenos em desnível. A torção pode ser leve ou grave. Nos casos mais graves ocorre a ruptura de ligamentos.
  • Bunionette: Protuberância na cabeça do quinto metatarso. É chamada de joanete do quinto dedo do pé. Pé cavo e calçados apertados são as principais causas que levam a lesão.

 

Imagem ilustrativa indicando a região de ocorrência da bunionette (abaixo do dedinho do pé).

Bunionette.

CIRURGIA

Essas três lesões, na maioria dos casos, são tratadas de forma passiva, à base de fisioterapia, massagem, pomadas e medicamentos.

Entretanto, em casos mais graves dessas mesmas lesões o tratamento passivo não é totalmente eficaz e a cirurgia se faz necessário para a recuperação completa.