Dor na canela cirurgia

A canela, também conhecida como “tíbia” é um dos maiores ossos do corpo humano. As dores nessa região podem ser causadas por diferentes motivos, tendo assim um diagnóstico variado.

Entre os principais fatores que causam dores na canela estão:

  • Desalinhamentos;
  • Tipo de pé;
  • Desigualdade de membros;
  • Fraqueza do músculo tibial (que ajuda na sustentação do arco longitudinal medial, que, por sua vez, distribui carga e amortecimento para o corpo);
  • Fraturas.

Outra patologia que está ligada com dor na canela é a canelite, também conhecida como periostite da tíbia ou Síndrome do Estresse Tibial Medial. Essa é caracterizada como uma inflamação gerada pelo excesso de carga nas pernas.
 

Área de dor da tibialgia.

Área de dor da tibialgia.

CIRURGIA PARA CANELITE

A cirurgia para dor na canela é indicada quando os tratamentos conservadores não conseguem resolver o problema.

Os casos mais comuns em que é preciso uma intervenção cirúrgica para tratar do problema é em diagnósticos de canelite e fraturas da tíbia.

A cirurgia para canelite tem como finalidade a liberação da fáscia do músculo sóleo (determinante de atrito posteromedial na tíbia), e cauterização do periósteo.

Em casos de fratura simples, fechada, composta e transversal da diáfase da tíbia pode ser tratada com uma haste intramedular, uma placa ou a fixação externa.