LiveZilla Live Help

Sesamoidite cirurgia

A sesamoidite é uma patologia que pode afetar um ou os dois ossos chamados de sesamóides (que ficam localizados embaixo do dedão, próximo a articulação).

Essa condição é causada pela sobrecarga na região, podendo levar, além da inflamação, a dores, inchaço e até fraturas. Normalmente a sesamoidite está mais ligada a praticantes de atividades físicas regulares de alto impacto, como corredores ou dançarinos(as), e comumente acompanha calosidades.
 

Imagem ilustrativa mostrando onde estão localizados os ossos sesamóides.

Ossos sesamóides

CIRURGIA PARA SESAMOIDITE

Para combater a sesamoidite é recomendado alguns cuidados, principalmente para aqueles que estão mais suscetíveis ao problema, como citado anteriormente, tais cuidados possuem a finalidade de prevenção da condição.

Além disso, alguns tratamentos são eficazes para o combate ao problema, todos sempre acompanhados por um médico especialista.

Porém, para os casos em que os tratamentos conservadores não fazem efeito, é recomendado o procedimento cirúrgico. Nesses casos, normalmente ocorre a evolução da patologia para a Osteonecrose do Sesamóide, uma inflamação crônica no osso que prejudica a circulação sanguínea dentro do local, levando a morte do osso (necrose óssea).

A cirurgia consiste na retirada do osso sesamóide necrótico. Apesar de todos os aspectos da patologia, este é um procedimento cirúrgico simples, que possui um bom índice de sucesso. A recuperação do procedimento tem um tempo estimado de dois meses.