LiveZilla Live Help

Como identificar o pé chato na criança

Uma grande fonte de preocupação dos pais com as suas crianças é a questão do pé chato. Esta é uma condição normal em todas as crianças até os dois ou três anos de idade.

Entretanto, pode ser difícil para os responsáveis identificarem a presença do pé chato na criança.

Por isso, o objetivo deste texto é informar você sobre o que fazer para identificar o pé chato na criança.
 

Imagem mostrando um homem com um menino montado em sua nuca.

Uma grande fonte de preocupação por parte dos pais com seus filhos é o pé chato.

Um fator que dificulta a identificação do pé chato na criança é que normalmente elas não reclamam de dores, o que pode fazer com que a condição passe despercebida pelos pais.

Isso é um problema bem comum, inclusive, a maioria das crianças sequer apresenta algum sintoma, com exceção do pezinho plano. Contudo, alguns sinais da criança podem ser notados, como não gostar de andar ou a criança ter o costume de pedir colo muitas vezes, sem fazer esforço algum.

Outro fator se da pela utilização de calçados. A criança com o pé plano costuma gastar mais a parte de dentro dos sapatos.

De qualquer forma, a melhor maneira de identificar algum problema relacionado ao pé plano em crianças é com o acompanhamento de médico especializado, como um ortopedista pediátrico, por exemplo. A primeira consulta da criança deve acontecer por volta dos dois anos de idade, ou antes, se houver dor.

Essa é a melhor forma de acompanhar a evolução da curvatura do pé e de checar o desenvolvimento dos ossos em geral. O ideal é que a criança seja analisada por esse especialista uma vez por ano.
 

Procure um médico especialista em casos ao qual o “dedo de pombo” ainda está manifestado na criança.

Procure um médico especialista.

Além dessas formas citadas, os pais podem também realizar um simples “teste” caseiro. Ele consiste na verificação do arco do pé ao pedir que a criança se posicione de maneira em que ela fique “na ponta dos pés”, desse modo, o responsável poderá identificar se a sola do pé tem o formato plano.
 

Imagem ilustrativa mostrando como fica posicionado os pés da criança no teste para identificar o pé chato.

Teste com criança na ponta do pé.