Dor nos dedos criança

Os dedos do pé são estruturas extremamente importantes para o movimento do nosso corpo. Eles possuem a função de dar apoio e estabilidade aos nossos pés, quando andamos, corremos ou saltamos.

Quanto à estrutura dos dedos, são formados por três ossos: a falange proximal, que fica mais próxima do pé, no comecinho do dedo (ligada, por meio da articulação metatarsofalangeana, aos metatarsos); as falanges intermédias, no meio do dedo; e a distal, que é a ponta do dedo, todos unidas entre si pela articulação interfalangeana, exceto o dedão, que não possui a falange intermédia.
 

Imagem ilustrativa mostrando a estrutura óssea do pé.

Ossos do pé

CRIANÇAS

As dores nos dedos das crianças podem ocorrer por diversos motivos, um deles podem ser as chamadas “dores de crescimento”, que ocorrem devido ao crescimento acentuado dos ossos da criança. Este problema também pode estar associado ao uso de calçados inadequados, que não acompanham o crescimento do pé do jovem, causando assim, as dores.

Outros fatores que também podem estar relacionados às dores nos dedos nas crianças, podem ser as deformidades em garra ou em martelo, problemas de unhas encravadas ou até mesmo a formação de calosidades.