Joelho valgo criança

Um dos principais motivos de dores no joelho é o desalinhamento, pessoas com este problema possuem um desvio biomecânico que gera uma sobrecarga na região, provocando dores e complicações.

Existem dois tipos de desalinhamento no joelho: valgo e varo.

No joelho em varo, os joelhos ficam posicionados como se a pessoa estivesse montando em um cavalo. Nesse caso, a descarga de peso é maior na parte medial (onde há uma compressão), enquanto a lateral fica com as estruturas estiradas.
 

Ilustração mostrando como ficam posicionados os membros inferiores de uma pessoa com joelho varo.

Joelho varo.


 
Já no desalinhamento em valgo, os joelhos ficam posicionados “para dentro” e os pés para fora, descarregando maior parte do peso na parte lateral e estirando as estruturas mediais do joelho. Veja na imagem abaixo.
 

Ilustração de como ficam posicionados os joelhos em valgo.

Joelho valgo.

JOELHO VALGO EM CRIANÇAS

Engana-se quem pensa que o desalinhamento no joelho é um problema que aparece por conta da idade avançada, algumas crianças também apresentam esta característica.

Durante a infância ou até na adolescência é normal a pessoa apresentar algum desalinhamento em graus variados durante o crescimento ósseo. Entretanto, tal desalinhamento tende a ser corrigido conforme o tempo.

Caso o problema persista, é provável que a condição evolua e comece a afetar os movimentos da pessoa. Daí surge a importância de procurar um médico especializado para iniciar os tratamentos com a finalidade de corrigir o problema.