LiveZilla Live Help

Joelho varo criança

O joelho varo é um dos dois tipos de desalinhamento possíveis, relacionados ao joelho. Normalmente, tal desalinhamento costuma provocar complicações ao indivíduo.

No desalinhamento em varo os joelhos são voltados “para fora”, enquanto os pés são posicionados para o lado “de dentro”, de modo que as pernas fiquem posicionadas de forma semelhante às de um cowboy. Essas características implicam em uma sobrecarga na parte medial (parte interna) e as estruturas laterais do joelho sofrem um estiramento.
 

Ilustração mostrando como ficam posicionados os membros inferiores de uma pessoa com joelho varo.

Joelho varo.

Em crianças recém-nascidas e até os dois anos e cinco meses de idade é comum a existência do desalinhamento, isto é chamado de geno varo fisiológico.

A deformidade não é muito problemática e costuma regredir com o tempo, a regressão pode ser mais lenta em casos de obesidade infantil.

Quando a patologia não regride é provável que ela não seja fisiológica, nestes casos é recomendado o acompanhamento médico, pois trata-se de um caso de geno varo patológico, que é quando há alguma doença ortopédica como fator causador do problema.

Entre as principais causas do geno varo patológico estão:

  • Deficiência de vitamina D – fazendo com que a criança tenha menos cálcio no organismo, acarretando em uma consistência óssea mais fraca, que “entorta” com o peso do corpo.
  • Tíbia vara de Blount – doença que afeta o crescimento da tíbia próxima ao joelho que faz com que este fique varo. Pode ser uni ou bilateral.
  • Síndromes genéticas – a criança, além do problema do joelho varo, apresenta várias outras alterações ortopédicas.