Pé cavo e pé chato crianças

Pé chato e pé cavo são variações anatômicas que acometem o arco dos pés.

A diferença dos dois problemas se dá justamente pela alteração do arco do pé. No pé cavo o arco é mais alto, gerando a supinação, já o pé plano, possui o arco mais baixo, causando a pronação.

Existe uma maneira bem simples de analisar o próprio pé e saber qual é o tipo de pé. Basta pegar uma folha de jornal, esticá-la no chão, molhar a sola do pé por igual, ficar de pé e pisar sobre a folha. O resultado desse experimento será verificado pelo formato do pé que ficará sobre a folha, veja a figura abaixo:
 

Imagem ilustrativa mostrando os tipos de pisada de pé cavo e pé chato.

Resultado do teste de pisada caseiro.

Pé chato

Os pés chatos são muito comuns em crianças, isto porque nessa fase o pé ainda está em formação, todas as crianças apresentam essa condição e a maioria delas se recupera após a primeira década de vida.

Aqueles que continuam com pé chato, representam 10% dos adultos, deste número a maior porcentagem não adquire problemas devido a essa condição. Para os indivíduos que sofrem devido ao pé chato pode se tratar de um caso progressivo, que acompanha outros sintomas motores, dores ou se existem na família da criança adultos com o mesmo problema e com queixas.

Pé cavo

Quando falamos de pé cavo em crianças o assunto já é mais preocupante. Normalmente está relacionado ao pé cavo progressivo, este problema surge em crianças como uma manifestação da neuropatia periférica (problema neurológico), isso causa fraqueza nos músculos do pé e desequilíbrio conforme a patologia se desenvolve.