LiveZilla Live Help

Calosidade diagnóstico

Calosidades são espessamentos na pele gerados pelo nosso organismo em resposta a estímulos externos, normalmente devido a utilização de calçados inadequados ou a pratica de exercícios físicos de alta intensidade.

Essa condição não costuma causar dores. Além dos fatores citados, as calosidades podem ter relação com alguma deformidade nos dedos ou alguma outra patologia, como diabetes, por exemplo.

O termo médico utilizado para definir o espessamento nas camadas de pele é hiperqueratose.
 

Imagem ilustrativa mostrando como são as calosidades nos pés.

Calosidades

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico para as calosidades deve ser feito tão somente por um médico especializado no assunto. Apesar da fácil identificação dos espessamentos, seu tratamento e sua associação com alguma outra patologia exige uma investigação maior.

O ortopedista e o dermatologista podem ser procurados para verificação de problemas nas articulações, excesso de ácido úrico no organismo ou se há presença de micro-organismos na lesão como fungos e bactérias.

Caso o paciente seja diabético, e apresente os sintomas de calo ou calosidades, ele deverá procurar o médico vascular ou um endocrinologista para melhor o diagnostico e tratamento da doença.