LiveZilla Live Help

Diagnóstico para osteocondrite

Tendo sua origem pouco conhecida, a osteocondrite acomete a cartilagem de crescimento e normalmente acontece durante a infância e a adolescência. O nome específico da osteocondrite depende da área afetada pelo distúrbio.

As principais variedades da doença são:

  • Doença de Freiberg: É a osteocondrite da cabeça do segundo metatarso (osso longo do pé, anterior aos dedos). Pode causar artrose e levar a degeneração da articulação com a falange, causando dificuldade e limitação de movimento.
  • Doença de Köhler: Afeta o osso navicular e causa dor na parte medial do pé, podendo causar alterações no arco plantar.
  • Doença de Sever: Atinge o calcanhar e está diretamente relacionado ao aumento de exercícios físicos. Pode causar fragmentação do calcâneo, resultando no alargamento do osso e surgimento de uma protuberância.
  • Doença de Osgood-Schlatter: É o tipo mais comum de osteocondrite e acomete a tuberosidade da tíbia (localizada próxima ao joelho, abaixo da patela). Sofre alta influência dos desalinhamentos do joelho.
  • Doença de Renander: É rara e atinge os ossos sesamóides (dois pequenos ossos de formato arredondado que auxiliam a impulsão do dedão). Está ligada ao uso prolongado de sapatos inadequados.
  • Doença de Iselin: Também é um tipo raro de osteocondrite que afeta a base do quinto metatarso. Causa dor na lateral do pé durante a pisada.
  • Osteocondrite Dissecante: Essa variação da doença causa o desprendimento de parte da cartilagem seguida de sua migração para o interior da articulação.

 

Imagem ilustrativa representando a lesão na cartilagem do joelho causada pela osteocondrite.

Lesão na cartilagem de crescimento do joelho.

DIAGNÓSTICO

Os principais sintomas da osteocondirte são a dor, intensificada na prática esportiva, e o edema, acúmulo de líquido e inchaço na área e vermelhidão.

Com a aparição dos sintomas o paciente deve ir a um médico especialista, ele por sua vez pedirá exames de imagem, como a ressonância magnética ou uma artro ressonância, para a melhor avaliação.