LiveZilla Live Help

Dor no segundo dedo do pé

A dor no segundo dedo do pé é comum em pessoas que possuem o dedo maior que o dedão, chamado dedo de Morton. Esse tipo de dedo é visto na maior parte dos pés brasileiros.
 

Dedo de Morton

Dedo de Morton

O segundo dedo do pé é constituído por quatro ossos e duas articulações: 3 ossos chamados falanges : distal, intermédia e proximal, 1 osso chamado metatarso; as falanges distal e intermédia se conectam pela articulação interfalangeana, o mesmo acontece com a falange intermédia e a proximal, a falange proximal e o metatarso se conectam pela articulação metatarsofalangeana.

O segundo dedo do pé esta localizado na região do antepé, junto com os outros quatro dedos e os cinco ossos metatarsos. O antepé é uma região importante do pé que proporciona estabilidade e equilíbrio ao pisar. Durante o andar, o dedão é quem dá impulso para passar par o outro passo, porém, quando tem o dedo de Morton, é o segundo dedo que começa a dar o impulso, assim sobrecarregando as falanges e a região dos metatarsos proporcionando desalinhamento articular e inflamação.

A longo prazo, esse dedo pode sofrer alterações e ficar com deformidade em martelo (articulação interfalangeana proximal fica em extensão) ou em garra ( articulação interfalangeana proximal e distal fica em flexão), causar metatarsalgia ( inflamação na região dos metatarsos) e Neuroma de Morton.

Sorteio encerrado “O salto alto e a mulher brasileira”. Clique aqui e saiba quem são as 6 ganhadoras!