LiveZilla Live Help

Esporão de calcâneo diagnóstico

O esporão de calcâneo é uma espícula óssea que cresce no osso do calcanhar (calcâneo), local onde a fáscia se prende. O esporão ocorre devido a tração exacerbada da fáscia no calcâneo, que faz com que o corpo deposite cálcio no local.

Normalmente o esporão está acompanhado pela fascite plantar, seu diagnóstico só aparece depois de, pelo menos, seis meses. Vale lembrar que, dentro da população, uma em cada dez pessoas apresentam essa patologia.

O termo esporão de calcâneo é utilizado frequentemente como diagnóstico para dor no calcanhar e fascite plantar de maneira errada, pois o seu diagnóstico é radiológico e sua presença pode não estar relacionada com os sintomas.
 

Esporão de calcâneo

Esporão de calcâneo

DIAGNÓSTICO PARA ESPORÃO DE CALCÂNEO

O esporão causa uma dor bem direcionada na sola do calcanhar, com uma intensidade maior durante o período da manhã e após/ou durante atividades físicas. A patologia está associada aos sintomas de dor no arco do pé e dor ao alongar a panturrilha (rigidez dos músculos da região), podendo haver redução da amplitude de movimento dos pés e limitação das atividades normais do indivíduo.

Causas do esporão de calcâneo

A rigidez e a tração exacerbada da fáscia no calcâneo são os principais fatores causadores do esporão. Isso ocorre por alguns motivos, como:

  • Aumento da intensidade de treinos ou início abrupto de atividades de alto impacto (como a corrida);
  • Calçado inadequado para prática esportiva (solado muito duro);
  • O excesso de peso (sobrepeso), que sobrecarrega o pé e o calcanhar;
  • Tipos de pés, como pés cavos e pés muito planos.

 

Dor no calcanhar ao correr com pouco amortecimento

Dor no calcanhar ao correr com pouco amortecimento

Sorteio encerrado “O salto alto e a mulher brasileira”. Clique aqui e saiba quem são as 6 ganhadoras!